Em processo de restauro, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, também conhecida como Igreja do Porto, foi palco de oficinas gratuitas de capacitação em antigas técnicas construtivas, voltadas para trabalhadores da construção civil. Atraindo não somente este público, mas a comunidade em geral, o encontro foi promovido pela Escola de Restauração Perene, da Perene Patrimônio Cultural, responsável pelo projeto de revitalização do espaço.
Os encontros aconteceram durante o final de semana em Jaguarão e em Pelotas, direcionadas para as técnicas artesanais do estuque, argamassa à base de cal e pintura à base de cal. Cerca de 70 pessoas participaram das oficinas.
Segundo a responsável pelo processo de restauração da Igreja do Porto, a arquiteta Simone Neutzling, o objetivo foi aprofundar o conhecimento técnico dos trabalhadores, desenvolvendo suas habilidades para o restauro utilizando estas técnicas, que são essenciais para a preservação de prédios históricos.
O mestre de obras e dono de uma empreiteira, Antônio dos Santos, 57, diz que procurou a oficina por não ter conhecimento da aplicação das técnicas e como forma de agregar qualidade ao trabalho da sua empresa. “Como estamos no mercado de trabalho, estamos sempre procurando inovar e essa foi uma ótima oportunidade”, diz.
Participando do restauro de uma casa junto com sua família, a artista plástica Cristina Cruz, 61, soube das oficinas pela filha e irá levar o aprendizado para casa. “Fiquei muito surpresa com as possibilidades que o curso proporciona, além da beleza do que trabalhamos aqui”, destaca.
Em novembro será realizada uma nova rodada de oficinas com atividades na Catedral São Francisco de Paula.
Patrimônio edificado

(Foto: QZ7 Filmes)
Profissionais especializados em patrimônio participaram de uma conversa com moradores da região do bairro Porto, em Pelotas, onde foram debatidos os desafios relacionados a imóveis tombados e inventariados. A ação aconteceu na tarde de ontem e faz parte do projeto de restauração da Igreja Sagrado Coração de Jesus, sendo promovida pela Perene Patrimônio Cultural.
Os moradores puderam tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre a manutenção dos seus imóveis, muitos deles inventariados. A condução do bate-papo foi com a responsável pelo projeto, Simone Neutzling, a arqueóloga Marta Bonow, a antropóloga Liza Bilhalva, além da secretaria de Cultura de Pelotas, Carmen Vera Roig, e da diretora de Memória e Patrimônio da pasta, Simone Delanoy.
Andamento da obra
Os trabalhos de restauração do forro de madeira da Igreja do Porto já foram concluídos e, atualmente, as equipes trabalham nas novas instalações elétricas e reforços estruturais. A previsão, de acordo com a arquiteta responsável, é de que até o final do ano seja possível que a igreja volte a cumprir suas atividades religiosas.
Com o restauro, a Igreja Sagrado Coração de Jesus terá resgatado o seu método construtivo original.
A Escola de Restauração faz parte do programa educativo dos projetos “Etapa Final Da Cobertura: Restauração Da Catedral Metropolitana São Francisco De Paula”, “Restauração Do Forro De Estuque: Igreja Imaculada Conceição De Jaguarão” e “Restauração Do Forro De Madeira: Igreja Sagrado Coração De Jesus”, realizados pela Perene Patrimônio Cultural com financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
