A Casa de Cultura de Pelotas realiza neste sábado (25) a primeira edição do Encontro Cultural. A ação se propõe a estimular a valorização e reconhecimento à contribuição de diferentes povos para a construção de uma identidade cultural pelotense. Ao longo do dia, das 9h às 18h, convidados da entidade se revezaram entre palestras e apresentações artísticas em torno das culturas portuguesa, africana e italiana.
O evento acontecerá no Instituto São Benedito, com a cerimônia de abertura às 9h30min. O presidente da Casa de Cultura, Victor Hugo Siqueira, inicia o encontro com uma fala sobre os propósitos da entidade criada em 2023, junto ao Clube Caixeiral.
Logo após, o presidente do Centro Português 1º de Dezembro, Eduardo Carreira, e a vice-presidente cultural da entidade, professora Regina Fiss, falam sobre a imigração portuguesa em Pelotas.
“Após a palestra, teremos a apresentação do coral do Centro Português”, conta a professora Clotilde Vitória, uma das embaixadoras da Casa de Cultura. No final da manhã o evento dá uma parada para o almoço.
No retorno às 13h, a palestra terá o tema Os italianos em Pelotas – história e legado, com o presidente da Associação Cultural Italiana Pelotense, Moreci Castro Rita. A seguir acontecerá uma apresentação artística.
Africanos em Pelotas – história e legado ficará a cargo do jornalista Carlos Machado. O momento artístico está sob a responsabilidade do Clube Cultural Fica Ahi Pra Ir Dizendo.
Carnaval
O radialista Marcos Fonseca é o último palestrante do Encontro Cultural. “Fonseca para nós é considerado a Memória viva do Carnaval”, comenta Clotilde.
Para encerrar acontecerá um show da cantora Xana Gallo, que vai interpretar antigas marchinhas. Com todas as vagas preenchidas, as inscrições para o evento foram encerradas na quinta-feira (23).
