Neste sábado (25), às 16h, o ginásio do Profut será o palco pelo segundo ano consecutivo do jogo decisivo do Gauchão de Futsal Feminino, competição estadual organizada pela Liga Gaúcha. Ano passado, a Malgi foi derrotada na prorrogação pela Celemaster. Desta vez, o cenário é diferente e a expectativa é que o resultado também não seja o mesmo.
No jogo de ida, em Uruguaiana, a Celemaster venceu por 7 a 0. Como o saldo de gols não é critério de desempate, a Malgi precisa ganhar no tempo normal por qualquer placar para forçar a prorrogação. No tempo extra, o empate leva a decisão para os pênaltis.
“Foi uma semana de muita preparação e organização, de reencontro. A equipe precisou se reencontrar depois do tropeço fora. Passamos um susto domingo na Série Ouro, mas o grupo mostrou poder de virada, resiliência e entrega”, afirmou o técnico Maurício Giusti, em entrevista ao programa Resenha Esportiva, da Rádio Pelotense 99.5 FM.
Giusti se referia à classificação para a semifinal da Série Ouro, Estadual organizado pela Federação Gaúcha, conquistada no último domingo contra a ANEF, de Erechim. Também no ginásio do Profut, a Malgi perdia até os minutos finais, quando Ivana empatou. A virada veio a 11 segundos do fim.
“Deu tudo errado para nós, mas a equipe perseverou, não aceitou o resultado e foi buscar a virada. Se não deu na tática ou na técnica, deu na vontade, na raça. A Evelyn dando carrinho, todo mundo se entregando” destacou o treinador.
Semana de ajustes
A semana vem sendo de treinos com foco na final de sábado. “Ajustar os últimos detalhes, preparar alguma coisa nova para surpreender. Tentar entender e saber como jogar um jogo desse tamanho, sabendo que a gente precisa fazer a vitória no tempo normal para buscar o título na prorrogação”, afirma.
A Malgi chegou à final com uma campanha perfeita até então: seis jogos e seis vitórias. Em Pelotas, na fase classificatória, goleou a própria Celemaster por 9 a 1. No entanto, o primeiro confronto da final teve roteiro oposto.
“Tivemos falhas, sentimos o jogo e a pressão do ginásio de Uruguaiana. Apesar da experiência da Liga Feminina, nossa equipe é jovem. A camisa está acostumada a chegar, mas algumas atletas estão vivendo isso pela primeira vez. Agora é tentar fazer o contrário: usar o placar adverso como motivação para buscar a virada em casa”, afirmou o técnico.
Desde 2021, quando passou a disputar o Estadual da Liga Gaúcha, a Malgi ficou com o vice-campeonato em todas as edições, sempre atrás da Celemaster. Giusti acredita que o momento de mudar essa história chegou. “A gente quer muito que esse seja o nosso ano. Seria fundamental para sequência do projeto. As meninas merecem demais pelo que fizeram até agora”, completou.
A decisão terá entrada no valor único de R$ 15 na hora do jogo. O ginásio do Profut fica localizado na rua Garibaldi, 150.