A 12 dias do início da Feira do Livro de Pelotas, a montagem do evento começa a modificar a paisagem da praça Coronel Pedro Osório, tradicional palco da festividade. A 51ª edição começa no dia 30 deste mês e vai até o dia 16 de novembro.
Basicamente a estrutura da Feira do Livro se mantém a mesma das últimas edições. Entre as novidades estão a alteração do uso da alameda da praça que leva ao cruzamento entre as ruas Marechal Floriano e 15 de Novembro.
Esta alameda é muito utilizada por quem quer acessar a praça e a Feira e foi por muito anos ocupada por livreiros. Nesta 51ª edição ela ganhará um pórtico de boas-vindas aos visitantes e espaços instagramáveis. “Faremos um espaço de recepção da Feira, com informações para público”, antecipa uma das organizadoras do evento, Theia Bender.
Os dez livreiros desta edição continuarão ocupando a área central da praça, no entorno do chafariz. Outro espaço que se mantém igual ao formato do ano passado é a Tenda Cultural, com a cafeteria e o auditório.
Junto a este espaço permanecerão os banheiros em contêineres, que este ano ganharão o reforço da acessibilidade para cadeirantes. “Ainda não tínhamos um banheiro adaptado, estamos sempre procurando melhorar”, fala Theia.
Mais autógrafos
A alameda que liga o centro da praça com a Tenda Cultural voltará a abrigar a Editora da Universidade Federal de Pelotas, a Tenda dos Autógrafos. Mais próximo à estátua do Coronel Pedro Osório ainda terá espaços para patrocinadores e apoiadores do evento.
A organizadora destaca que estão confirmadas 90 sessões de autógrafos, cerca de 20 a mais do que ano passado. A procura surpreendeu os organizadores e esse número ainda pode crescer. “Parece que estamos voltando no tempo, porque já tivemos mais de 100 em outras edições. Ficamos bem contentes”, diz.
Segundo Theia, ainda é possível inscrever um lançamento. Porém, os possíveis interessados não conseguiram entrar nas publicações impressas do evento. “Temos uma limitação de tempo para imprimir a programação”, explica.
Aniversário da BPP
Os 150 anos da Bibliotheca Pública Pelotense, parceira da Feira do Livro, serão homenageados com um espaço para livros da Bibliotheca, na alameda que vai ao encontro do Grande Hotel.
Além do local para as atividades com as crianças. “Naquela alameda teremos várias coisas acontecendo. Buscamos com o Sanep colocar um bebedouro para as crianças, ali vai ser bem ativo para a criançada”, conta Theia.