Mais uma vez, os fiéis que participaram da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe provaram que este é um dos maiores eventos religiosos do município. Centenas de devotos da santa, desde cedo, davam demonstrações de fé nas diferentes etapas desta celebração que culminou com a missa e as bênçãos no Santuário da Cascata.
A 40ª edição da Romaria de Guadalupe teve início na manhã deste domingo (19), com missa na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A celebração, que começou às 7h, conduzida pelo padre Vilcemar Júnior, este ano se integrou ao Jubileu da Esperança, sob o tema Com Maria, peregrinos de esperança.
Em sua pregação, o padre abordou a esperança como um pilar fundamental obtido através da conexão espiritual com Jesus Cristo e sua Mãe. Essa experiência é descrita como um caminho para a maturidade da humanidade, onde a presença divina é um sinal de que não se está sozinho nesta jornada.
Ao final da missa, a imagem foi retirada da Catedral e levada para um veículo onde foi acomodada para o trajeto até o Santuário da Cascata. No meio do caminho, em frente à Paróquia São José Operário, na avenida Duque de Caxias, houve uma parada para uma bênção aos fiéis do Fragata.
A romaria prosseguiu até o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no quilômetro 88 da BR-392. A chegada ao largo da Cascata foi por volta das 9h30min. Após, os romeiros seguiram a pé até o Santuário de Guadalupe, onde ocorreu a missa solene. O evento festivo ainda teve na programação, almoço ao meio-dia, oração do Rosário às 13h30min, benção do Santíssimo Sacramento às 14h30min e 15h, benção individual.
Participação na Romaria há 40 anos
A família de empresários Bertoldi participa da Romaria há 40 anos. O sogro de Ludmilla Bertoldi, 38, e pai de Vitor Bertoldi, 42, Rudi Bertoldi é quem leva a imagem ao Santuário da Cascata, desde a primeira edição.
A demonstração de fé e de amor à Guadalupe está enraizada na família e o próprio Vitor admite que um dia será a vez dele fazer o trajeto da Catedral ao Santuário. “Quando ele (o pai) não puder mais eu estarei aqui para levar a imagem da Santa”, disse o empresário. Crentes nos poderes de Guadalupe, o casal afirma que a Virgem tem promovido muitos milagres na vida da família.
Emoção
Durante a romaria a pé, na Cascata, entre os rostos iluminados pela fé, estava Sandra Persch, de 69 anos, que participa do evento desde 1990. Para ela, que mora no Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas, é uma emoção encontrar o povo de Deus: “A casa da Mãe é a casa de seus filhos. Nossa Senhora de Guadalupe me trouxe o Salvador, meu filho. Ela é minha mãe. Nossa mãe. E nada como uma mãe para compreender uma outra mãe”, emocionou-se.