Tradição e solidariedade: Bouquet do Amor chega aos 44 anos

Campanha

Tradição e solidariedade: Bouquet do Amor chega aos 44 anos

Iniciativa criada em 1981 mantém viva a tradição de aquecer quem mais precisa

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Outubro de 2025 às 18:47

Tradição e solidariedade: Bouquet do Amor chega aos 44 anos
Grupo de voluntárias é responsável pela arrecadação. (Foto: Jô Folha)

A Campanha Bouquet do Amor 2025 foi mais um sucesso de solidariedade em Pelotas, alcançando mais de 40 mil novelos de lã arrecadados. Idealizada por Maria Eulalie Fernandes, a iniciativa mobiliza anualmente debutantes e voluntários na coleta de novelos que são doados a grupos que confeccionam agasalhos para bebês, crianças e idosos em vulnerabilidade social.

Origem da campanha

O projeto nasceu em 1981, durante um momento de dificuldade: o risco de fechamento da Rouparia Sant’Ana. “Minha sogra trabalhava lá, então me indicou e elas vieram aqui para que eu pensasse em alguma solução. Comecei a rezar muito. Em julho, me veio essa ideia de fazer uma campanha com as debutantes do ano”, relembra Maria Eulalie.

Na primeira edição, foram arrecadados cerca de mil novelos, quantidade suficiente para manter o trabalho da rouparia durante todo o ano. O sucesso da ação motivou sua continuidade. “Minhas amigas começaram a mandar ofícios para receber a lã. Eu tenho as 44 pastas, um ofício de todos os anos”, conta a idealizadora.

Tradição e renovação

Por muitos anos, o projeto seguiu com o apoio das debutantes. Quando elas deixaram de participar, continuou ativa com a colaboração de grupos voluntários. Em 2023, as jovens voltaram a integrar a iniciativa, reacendendo o espírito original da ação. “Vieram com um grupo muito forte, generoso e caridoso. Um agradecimento grande aos pais, que ajudam muito nas campanhas e mostram às meninas a beleza da caridade”, completa ela.

Entre as 12 participantes da edição, destacou-se Laura Barbosa Mello, a debutante que mais arrecadou novelos neste ano – cerca de 11,6 mil unidades. Aos 14 anos, ela dá continuidade a uma tradição familiar: é afilhada e sobrinha-neta de Maria Eulalie.

Para Laura, participar da ação vai muito além da arrecadação. “Quando tu estás arrecadando ou doando, estás espalhando amor para as pessoas. Participei da campanha esperando que elas se sintam amadas e reconfortadas”, afirma.

Com entusiasmo, ela garante que pretende seguir envolvida na causa. “É uma campanha muito bonita. As pessoas deveriam começar a fazer isso também, ajudar de diferentes formas quem precisa”, completa.

Solidariedade sem distinção

A abertura da campanha ocorre sempre durante o Ensaio das Debutantes do Dunas Clube, enquanto o encerramento é realizado na casa da própria fundadora. Maria Eulalie explica que a campanha é inspirada na passagem bíblica da Pesca Milagrosa, simbolizando fé, esperança e caridade.

Apesar da inspiração religiosa, o projeto acolhe pessoas e entidades de todas as crenças. “Penso que não importa a religião. São pessoas que precisam se vestir, para não sentir frio – seja para os bebezinhos, crianças ou velhinhos”, afirma ela.

Com mais de quatro décadas, o Bouquet do Amor segue fortalecendo a solidariedade em Pelotas – costurando, a cada ano, um novo laço entre fé e amor.

Troféu

Este ano, a debutante Maria Luiza Teixeira Caldas recebeu o Troféu Vanisse Krause por ter feito um vídeo institucional com toda a história da Campanha e com testemunhos de pessoas marcaram a história da Pesca Milagrosa.

Acompanhe
nossas
redes sociais