UBSs de Pelotas abrem neste sábado para o Dia D de Multivacinação

Saúde pública

UBSs de Pelotas abrem neste sábado para o Dia D de Multivacinação

Campanha é voltada principalmente a crianças e adolescentes de até 15 anos

Por

UBSs de Pelotas abrem neste sábado para o Dia D de Multivacinação

O Dia D de Multivacinação será realizado neste sábado (18), como parte da campanha nacional voltada, principalmente, para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Pelotas, todas as 51 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), urbanas e rurais, estarão abertas. A vacinação também ocorrerá em outros pontos da cidade, como o Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Casa da Vacina, o Pop Center, o Shopping Pelotas e um trailer na Vila Governaço.

O objetivo da ação é atualizar as carteiras de vacinação e ampliar a cobertura vacinal. Embora o foco sejam crianças e adolescentes de até 15 anos, também haverá doses disponíveis para outras faixas etárias. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade ou Cartão SUS e a caderneta de vacinação. Ao todo, serão oferecidos 18 tipos de imunizantes.

Imunizantes disponíveis

  • Crianças e adolescentes menores de 15 anos: BCG, Hepatite B, Pentavalente, DTP, VIP, Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Meningo ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Varicela, Hepatite A, Covid-19, dT, HPV e dTpa.
  • Adolescentes de 15 a 19 anos: HPV (para quem ainda não recebeu nenhuma dose).
  • Pessoas de 12 meses a 59 anos: Tríplice Viral (proteção contra sarampo).

Cobertura vacinal abaixo da meta

Pelotas apresenta baixos índices de vacinação em comparação à meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Apenas as vacinas BCG (103,70%) e Hepatite B (100,98%), ambas aplicadas em recém-nascidos, estão acima da meta. As demais variam entre 75% e 80%, com destaque negativo para a vacina da febre amarela, cuja cobertura é de apenas 55,33%.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Vera Neto, a situação é reflexo da resistência de parte da população. “Não é toda a comunidade, mas há um grupo que nega a vacina, e isso é muito preocupante”, alerta. Ela ressalta que o problema é nacional: “O Estado e todos os municípios estão com índices muito baixos de procura pela vacina”.

Casos de meningite

Neste ano, sete pessoas foram diagnosticadas com meningite bacteriana na área da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS). Em Pelotas, foram três casos do tipo Y, registrados entre agosto e setembro. “As pessoas moram em regiões diferentes e não têm relação entre si. Todos foram hospitalizados e já estão em casa”, explica Vera Neto, que reforça que a situação está sob controle.

A procura pela vacina contra meningite aumentou após os registros da doença. Entre 6 e 16 de outubro, 1.508 pessoas receberam os imunizantes Meningo C e ACWY. Ainda assim, os índices permanecem abaixo do ideal.

A diretora destaca que a vacinação é essencial para prevenir a meningite e outras doenças. “Procurem uma Unidade de Saúde, conversem com um profissional. Vacina é vida!”, afirma.

Dia D em Rio Grande

Em Rio Grande, todas as UBSs também estarão abertas no sábado, com oferta de vacinas contra poliomielite, Covid-19 e outras doenças, para atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes. A prioridade é vacinar quem ainda não recebeu doses contra HPV, febre amarela e sarampo. Além das unidades, haverá vacinação no Shopping Partage e na Praça Saraiva.

Onde se vacinar

Pelotas:

  • UBSs na cidade: 8h às 17h;
  • UBSs na colônia: 9h às 12h;
  • Ambulatório da UCPel – avenida Fernando Osório, nº 1.586;
  • Casa da Vacina – rua Gonçalves Chaves, nº 437;
  • Pop Center – 8h30min às 18h – rua Prof. Dr. Araújo, nº 14;
  • Shopping Pelotas – 10h às 18h – avenida Ferreira Viana, nº 1.526;
  • Trailer na vila Governaço – 9h às 16h – rua Alberto Reichew, nº 644.

Rio Grande

  • UBSs – 8h às 16h, sábado;
  • Shopping Partage – 16h às 21h, sábado e domingo;
  • Praça Saraiva – 13h às 20h, domingo.

Acompanhe
nossas
redes sociais