A 99ª Expofeira de Pelotas abriu oficialmente suas porteiras nesta segunda-feira (6), em ritmo intenso de preparação para a chegada dos primeiros animais e expositores. Embora ainda não haja números oficiais, a meta do evento é superar os 130 mil visitantes registrados na edição anterior. O segundo dia de feira será marcado por palestras, seminários, workshops, agricultura familiar, gastronomia e o 27º Leilão Montana da Gruta, entre outras atrações. O evento segue até domingo (12), no Parque da Associação Rural.
Segundo a equipe organizadora, o primeiro dia foi voltado principalmente para ajustes finais. Durante a manhã, o movimento ainda foi de adaptação e montagem de estandes, mas a expectativa é que, a partir da tarde, o parque receba maior fluxo de visitantes e atividades. A Fazendinha e o espaço da Arte na Rural também abriram oficialmente.
Logo pela manhã, ocorreu o primeiro remate do evento: o Leilão Brangus Piratini, da Fazenda Piratinizinho. O leilão ofertou 31 touros (15 pretos e 16 colorados) e 28 fêmeas (21 pretas e sete coloradas) da raça Brangus, além de sete touros Angus e Red Angus, com condições de pagamento facilitadas e desconto para compra à vista. Este remate abre oficialmente o calendário de leilões da feira, que segue até o dia 12 com diversas raças em pista.
Na Arena da Conferência Rural 2025, produtores, técnicos e lideranças do setor participaram de debates sobre novas ferramentas de seleção de ovinos e políticas públicas voltadas à ovinocultura. O evento adotou o formato de “palestras silenciosas”, com uso de fones de ouvido para melhor concentração do público. “É uma grande oportunidade de troca e aprendizado entre produtores e pesquisadores. A Expofeira une e educa sobre o setor”, destacou Lauro Ribeiro, diretor da Agropecuária Canoa Mirim.
Durante a tarde, a programação ganhou tom político com a presença do senador Luis Carlos Heinze, que participou de uma mesa-redonda sobre desenvolvimento regional e a hidrovia da Lagoa Mirim. “A Expofeira já não é apenas uma feira local – ela tem alcance regional, reunindo lideranças de todo o Estado”, reforçou Felipe Rodrigues Weymar, diretor financeiro da Associação Rural de Pelotas.
A arte também marcou o primeiro dia da feira. No Salão da Associação Rural, o Arte na Rural celebrou a início de sua 10ª edição com a abertura de uma exposição que reúne obras de artistas pelotenses como Madu Lopes, Karine Cavalheiro, Gabriel Machado e Mariana Pouey. O evento contou ainda com recital da Camerata do Sesc Pelotas e o lançamento do livro “As Aventuras de Lu – A História de Miguel Barros”, de Jorge Braga.
O que vem por aí
No segundo dia de feira, terça-feira (7), a programação começa às 8h30min com o 17° Seminário de Turismo Rural e uma palestra sobre Sociologia ao Rock. Na área técnica, acontece o Seminário de Bovinos de Corte, com participação do zootecnista Luiz Fernando Wenzel Ferreira, que abordará o tema Os motores da pecuária. Também estão previstos julgamento morfológico e entrada de animais da raça Montana, às 9h, para o 27º Leilão Montana da Gruta, às 19h.
Outro destaque é a palestra “O agro comunica, alimenta e educa”, na Arena da Conferência Rural, com participação de Gabriela Gatto, do projeto O Agro Ensina, Carolina Palmeiro, do De Hoje no Material Escolar, e outras mulheres ligadas à Farsul, que debaterão o papel feminino na educação e comunicação do agronegócio. Além disso, serão realizados painel sobre sistemas de produção integrados em terras baixas, palestras sobre hortas urbanas e agroindústria em movimento, e uma reunião técnica sobre fomento da cadeia apícola na Metade Sul.
Há também a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, que conta com cerca de 52 expositores confirmados, além de outros 40 estandes de artesanato, moda, gastronomia e serviços. No campo gastronômico, haverá o Workshop de Carne Angus, às 19h, e uma degustação promovida pela Minerva Foods, no Núcleo Sudeste de Angus, em espaço conhecido como El Indomable, às 21h. O local funcionará diariamente das 10h à 1h, oferecendo experiência de parrilla aberta ao público. A atração cultural da noite será Marcos da Gaita e Matheus, no Palco Food-Hall, às 19h.
Remate da segunda noite
O 27º Leilão Montana da Gruta, realizado pela Estância da Gruta, será às 19h e ofertará 24 touros de dois anos com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) e 29 fêmeas de 14 meses prontas para emprenhar. De acordo com a proprietária da fazenda, Anna Luiza Sampaio, a boiada está mais pesada do que nos anos anteriores, com média de 852 kg. “Esperamos uma venda equivalente a 1,5 mil kg de boi”, afirma.
Anna Luiza explica que o Composto Montana é uma raça adaptada, produtiva e estratégica para a pecuária nacional. “Desenvolvemos um trabalho consistente de seleção, explorando o potencial da heterose por meio de cruzamentos estruturados”, detalha. O Montana é um gado de origem 100% brasileira, criado com foco na adaptação ao clima e no maior rendimento proporcionado pela heterose.
O remate, conduzido pela Knorr Leilões, terá transmissão pelo Lance Rural e contará com o julgamento da raça Montana conduzido por Betty Cirne-Lima, criadora de Devon e subsecretária do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.
O leilão oferece frete grátis para entrega em sindicatos rurais localizados até 250 km de Pelotas. As formas de pagamento incluem até 20 parcelas no formato 5 duplas + 10 simples, desconto de 8% para pagamento à vista e opção pelo Plano Safra, com entrada à vista e saldo para 15/05/2026, garantindo 25% de vantagem. Todos os animais ofertados estarão cobertos por seguro de vida até 06/08/2026.