O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deu o primeiro passo formal para assumir a gestão de trechos importantes das rodovias BR-392 e BR-116. A autarquia publicou no Diário Oficial da União (DOU) o aviso de licitação para a contratação de uma empresa que vai realizar os serviços de manutenção e recuperação nas estradas. A direção regional do órgão, no entanto, não quis se manifestar sobre o tema.
Este movimento marca o início da transição após o encerramento do contrato da atual concessionária, Ecovias Sul, que não será renovado. A posse dos 457 quilômetros das duas rodovias pelo Dnit está prevista para 4 de março de 2026.
A licitação em andamento, na modalidade Pregão Eletrônico, visa a contratação de serviços de manutenção em um total de 84,26 quilômetros, divididos entre a BR-392 (do km 0 ao km 68,40) e a BR-116 (do km 513,54 ao km 529,40). O trecho, que hoje está sob responsabilidade da Ecovias Sul, vai passar a ser gerido por uma nova empresa, apenas nas questões estruturais de manutenção de via.
O Dnit estima gastar mais de R$ 80 milhões ao longo de dois anos para a manutenção dessa área. As propostas das empresas interessadas serão abertas no dia 16 de outubro de 2025. Essa é apenas a primeira de quatro contratações semelhantes que o Dnit planeja lançar nas próximas semanas para garantir a manutenção integral dos trechos que serão retomados.
Posição
Em nota, o Dnit informa que irá fazer a manutenção dos trechos citados a partir da primeira quinzena de março de 2026, quando terminará o contrato da Ecovias, sem um processo de transição.
Segundo a autarquia, as empresas contratadas para os quatro trechos ficarão responsáveis por realizar serviços rotineiros, como roçada, limpeza e manutenção de pista. Os contratos são de dois a três anos, sendo que serão renovados a cada ano, e limitados a cinco anos. O valor é de aproximadamente R$ 350 milhões.