Leilão Montana oferta touros de alto valor genético na 99ª Expofeira

remate

Leilão Montana oferta touros de alto valor genético na 99ª Expofeira

Animais estão prontos para incremento de produtividade em qualquer rebanho

Por

Atualizado quinta-feira,
02 de Outubro de 2025 às 16:08

Leilão Montana oferta touros de alto valor genético na 99ª Expofeira
Animais são de origem 100% brasileira e têm alta capacidade de adaptação ao clima (Foto: Divulgação)

Exemplo de aprimoramento genético da pecuária nacional, a raça Montana chega à Expofeira de Pelotas com uma amostra de reprodutores que figuram na lista dos melhores do Brasil. Pesados, morfologicamente perfeitos, carregam alto valor genético, resultado de 30 décadas de seleção baseada em dados. Os animais estarão à venda no 27° Leilão Montana da Gruta, remate realizado pela Estância da Gruta no dia 7 de outubro, às 19h, na Associação Rural de Pelotas. “Teremos touros de alto índice Montana, capazes de gerar heterose com qualquer tipo de vaca e trazer o incremento de produtividade que a pecuária moderna precisa”, destaca a zootecnista e responsável técnica da Associação Montana, Gabriela Giacomini.

A oferta especial preparada pela criadora Anna Luiza Sampaio reserva animais capazes de produzir terneiros pesados a desmama e fêmeas precoces para reposição. “É uma boiada que ganha peso muito rápido, chegando ao frigorífico mais cedo”, salienta a zootecnista que virá de São Paulo acompanhar a programação da raça em Pelotas. Na oferta, estão 25 touros com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) e 30 fêmeas selecionadas. Entre as preciosidades em pista, destaque para um lote de 30 novilhas nascidas em 2024, que estão prontas para emprenhar já no final do ano. “A qualidade do Montana da Gruta está sempre lá”, garante Gabriela.

À frente da estância está a engenheira-agrônoma e proprietária da fazenda, Anna Luiza Sampaio, que atua ao lado do filho e parceiro de lida, Antônio José Quinto de Cameli. Para ela, o leilão representa mais que um evento comercial é uma forma de reafirmar o compromisso com a pecuária de excelência. “Temos orgulho em dar continuidade a um projeto que alia tradição e inovação. O Composto Montana é uma raça adaptada, produtiva e estratégica para a pecuária nacional. Desenvolvemos um trabalho consistente de seleção, explorando o potencial da heterose por meio de cruzamentos estruturados. Essa estratégia nos permite unir rusticidade, precocidade e qualidade de carcaça”, explica Anna Luiza.

Detalhes

O leilão, conduzido pela Knorr Leilões, terá transmissão pelo Lance Rural diretamente da Rural de Pelotas, onde reunirá amigos e clientes. O remate integra a programação oficial da 99ª Expofeira de Pelotas, que também contará com o julgamento da raça Montana. A avaliação será conduzida pela criadora de Devon e subsecretária do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Betty Cirne-Lima, que atuará como jurada oficial da raça.

O leilão terá frete grátis para entrega em sindicatos rurais localizados até 250 km de distância de Pelotas. As formas de pagamento incluem até 20 parcelas no formato cinco duplas mais dez simples ou desconto de 8% para pagamento à vista. Também há a opção de pagamento pelo Plano Safra, com entrada à vista e saldo para 15 de maio de 2026, garantindo 25% de vantagem. Os animais ofertados no leilão estarão todos cobertos por seguro de vida até 6 de agosto de 2026.

Sobre o Montana

O Montana é um gado inovador, de origem 100% brasileira, criado com foco na adaptação ao clima e no maior rendimento proporcionado pela heterose. O primeiro contato da Estância da Gruta com a raça ocorreu por meio do criador norte-americano Jim Leechman, interessado em utilizar a genética das fêmeas Devon da propriedade para desenvolver o seu composto.

Após uma visita ao Centro Genético de Nebraska (EUA), Anna Luiza retornou convicta de que o cruzamento com composto era a chave para acelerar o melhoramento dos rebanhos voltados à produção de carne de qualidade. Desde então, o Montana tem se consolidado como uma raça capaz de gerar bezerros adaptados às condições brasileiras, fêmeas que atingem precocidade sexual e touros com características valorizadas pela indústria frigorífica. Ao manter a heterose ao longo das gerações e oferecer touros geneticamente melhorados, a raça reafirma sua vocação de contribuir para uma pecuária mais eficiente e rentável.

Acompanhe
nossas
redes sociais