Organizada pela Câmara Pelotense do Livro, a 51ª Feira do Livro de Pelotas acontece de 30 de outubro a 16 de novembro deste ano, gratuitamente na Praça Coronel Pedro Osório. As bancas estarão abertas diariamente das 13h às 21h. Com o tema “A Vida que Acontece em Capítulos, a feira tem como patronas duas poetas: Aléxia Porto e Maria Alice Estrela. O evento promete uma programação diversificada com atividades literárias e culturais.
À frente da feira, estão Carlos André de Souza e Silva, presidente da edição e proprietário da Livraria Feito de Letras, e Cristina Porciúncula, proprietária da C&M Comunicação, professora e membro da organização do evento. Os responsáveis contam um pouco sobre a sensação de estar há menos de um mês do evento e o que os visitantes podem esperar da Feira.
Falta um mês para a Feira do Livro de Pelotas. Como está a sensação?
Carlos André de Souza e Silva: É quase que uma ansiedade, porque começamos a ver as coisas tomando forma. Como leitor, proprietário de livraria e livreiro, a Feira do Livro é uma realização muito grande. Salientando uma coisa muito importante: este é um trabalho em equipe. Eu sempre digo que trabalho cercado das lobas. As gurias são muito boas no que fazem. Então, isso também te traz uma certa segurança nos trabalhos que elas estão desempenhando neste ano. Tenho certeza que a feira vai trazer muitas novidades. Nós nos empenhamos em trazer apresentações e escritores. Isso porque eu vejo que estar ali de frente com o teu escritor favorito, que escreve aquilo que você gosta de ler no dia a dia, é uma satisfação muito grande para o leitor, é o ápice de realização, digamos assim.
Cristina Porciúncula: Nós trazemos para Pelotas a oportunidade de diversos segmentos dentro da literatura para provocar esse estímulo à leitura. Esse é o nosso objetivo. A Câmara do Livro, quando traz a Feira do Livro para Pelotas no Centro da cidade e gratuitamente, ela está cumprindo seu papel e contribuindo com esse incentivo.
O que podemos esperar na Praça Coronel Pedro Osório nesta edição?
Cristina Porciúncula: Nós estamos com 90 sessões de autógrafos. Isso é a alegria do livreiro, alegria para Pelotas, porque a praça estará aberta para todos os públicos, em um evento gratuito. Então, trazemos a possibilidade das pessoas estarem junto a escritores nacionais, regionais e locais. Quando percebemos que empresas que nos apoiaram e nos patrocinaram conseguem trazer esses escritores à frente de crianças, adultos e idosos – as gerações todas –, conseguimos entender um pouquinho o valor de nossa cultura.
Carlos André de Souza e Silva: Temos o empenho em fazer uma feira pensando em todos os estilos da literatura. A nossa temática sempre foi essa, desde a escolha de duas patronas – duas poetisas, uma no início da carreira e outra experiente –, pensamos toda a programação baseada nessa linha do tempo, tentando englobar escritores que contemplassem todos os estilos da literatura. Temos muito o que agradecer as empresas que patrocinam a Feira do Livro.