Incentivo financeiro aumenta participação dos alunos, avalia coordenadora da 5ª CRE

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Incentivo financeiro aumenta participação dos alunos, avalia coordenadora da 5ª CRE

Segundo Alice Szezepanski, a gratificação por bom desempenho em avaliações educacionais funcionou como um estímulo positivo nos simulados

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Incentivo financeiro aumenta participação dos alunos, avalia coordenadora da 5ª CRE
Escolas da região Sul não atingiam 80% de participação nas avaliações (Foto: Jô Folha)

Alvo de polêmica, a bonificação criada pelo governo do Estado para escolas que atingirem as metas do Ideb tem se mostrado um incentivo à maior participação dos alunos já nos simulados, conforme a coordenadora da 5ª CRE, Alice Szezepanski. De acordo com a professora, um dos principais desafios da região Sul é que, historicamente, as escolas não conseguem atingir 80% de adesão às provas de avaliação da qualidade do ensino.

A coordenadora detalha que há anos a 5ª CRE desenvolve ações de conscientização nas escolas sobre a importância da participação dos alunos nas avaliações, mas ainda haveria resistência por se tratar de uma prova aplicada pelo governo. “Há uma dificuldade de entendimento de que a avaliação não é de um governo. Ela é uma avaliação nacional que está implantada há muitos anos.”

De acordo com Alice, o Rio Grande do Sul já perdeu milhões de reais em investimentos por não alcançar a meta de 80% de participação dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2023, o índice do Estado teria ficado em 79% devido à baixa adesão às provas registradas na região Sul. “O que impacta na obra, nos salários e em todos os quesitos em que o recurso do Fundeb é usado”, diz.

95% de participação

Com a aplicação do Saeb 2025 prevista para o período de 20 a 31 de outubro, as escolas promoveram, pela primeira vez, um simulado para preparar os alunos. De acordo com a coordenadora, após a orientação sobre a relevância da participação e a possibilidade de bonificação para estudantes com bom desempenho e para as escolas, a adesão ao simulado chegou a 95%. “Eles entenderam, não só pelo recurso, mas que isso é dinheiro para a escola, para a melhoria da merenda, do transporte, é dinheiro para a melhoria do espaço físico”, diz Alice.

Incentivo financeiro e polêmica

Lançado pelo governo do Estado em agosto, o Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha prevê o pagamento de um 14º salário a professores, diretores e servidores de escolas com bons resultados no Ideb. Já os alunos com melhor desempenho por turma no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) recebem prêmios que variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Além disso, os estudantes que se destacaram no simulado do Saeb são contemplados com valores entre R$ 500 e R$ 2 mil.

O Cpers Sindicato se posicionou contrário ao modelo de incentivos financeiros para o alcance de metas educacionais. Conforme nota divulgada no lançamento do programa, o sindicato considerava inadmissível a remuneração diferenciada por desempenho das escolas. “Essa lógica não apenas ignora as condições reais de trabalho, como também tenta dividir a categoria. Meritocracia é competição em vez de cooperação”, dizia o comunicado.

Do outro lado, a coordenadora da 5ª CRE argumenta que o resultado efetivo da estratégia será visto com o passar do tempo. “Eu, particularmente, acho que a conscientização é a melhor coisa, mas quando ela não dá certo, você tem que buscar alternativas para fazer valer.”

Com a maior participação no Saeb estimulada pela premiação, a expectativa é aumentar também o desempenho da região nos resultados do Ideb. “É ele que vai dar a métrica de onde a gente precisa focar os nossos esforços.”

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