O último dia do mês de setembro é de chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul. A instabilidade deverá permanecer ao longo de todo dia, com menor intensidade na Zona Sul, provocando acumulados abaixo de 20 milímetros na região. As condições climáticas devem melhorar na quarta-feira (1º), mas, em seguida, a atuação de uma área de baixa pressão favorece o retorno da instabilidade.
Em Pelotas, chuvas e trovoadas foram registradas desde a madrugada desta terça-feira (30), no entanto, até o começo da manhã, o acumulado não chegou a 1 milímetro, de acordo com o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado. O céu se mantém nublado, com oscilações de períodos de chuva fraca, e máxima deverá ser de 20ºC.
Nesta terça, a situação mais crítica será nas regiões Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Serra gaúcha, onde há possibilidade de queda de granizo. Além disso, rajadas de vento de até 80 km/h podem ocorrer associadas às instabilidades, principalmente nas áreas Norte, Nordeste e Serra.
No sábado (4), de acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva isolada atinge os três estados da Região Sul com pancadas principalmente na Metade Norte gaúcha. No domingo (5), uma frente fria começará a ingressar pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul com chuva até o fim do dia na maioria das regiões gaúchas. Essa frente ainda traz chuva na Metade Norte gaúcha na próxima segunda (6) e leva instabilidade para Santa Catarina e Paraná.