Comércio projeta aumento de 4% nas vendas do Dia das Crianças

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Comércio projeta aumento de 4% nas vendas do Dia das Crianças

Expectativa é que o ticket médio fique em R$ 200 com destaque para brinquedos, confecção e eletrônicos educativos

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Comércio projeta aumento de 4% nas vendas do Dia das Crianças
Campanhas de doações também incrementam as vendas. (Foto: Jô Folha)

A pouco menos de duas semanas do Dia das Crianças, o comércio de Pelotas já respira a data que, depois do Natal, é a mais aguardada pelos pequeninos. Celebrada em 12 de outubro, em conjunto com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, a ocasião deve movimentar vitrines, estoques e o coração das crianças. A expectativa dos lojistas é de crescimento nas vendas de até 4% em relação ao ano passado.

De acordo com levantamento do Sindicato dos Lojistas de Pelotas (Sindilojas), brinquedos seguem como o item mais procurado, mas há boa projeção também para calçados, confecção e eletrônicos voltados ao desenvolvimento educacional. O presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, reforça o cenário de otimismo. “O que nós percebemos é que já existe uma perspectiva de aumento nas vendas e que os empresários apostam em um cenário bem favorável. O ticket médio deve girar em torno de R$ 200,00”, avalia.

Segundo ele, a preparação começou cedo, com pesquisa de preços, reforço de estoque e estratégias de vitrine. “O setor está qualificado e se antecipou para atender à demanda, apostando em produtos que unem diversão e aprendizado”, comenta.

Vitrines coloridas

No Calçadão, as vitrines já chamam a atenção. Entre os destaques estão os bonecos Baby Reborn, sempre entre os campeões de venda. A gerente de uma das lojas, Diuly da Silva Jaques, confirma a procura. “Esses bebês saem muito bem todos os anos, então já reforçamos o pedido. As crianças adoram.”

Ela observa ainda que as campanhas de doação de brinquedos, comuns no período, ajudam a movimentar as prateleiras. “Muita gente compra em quantidade para doar. Como temos uma grande variedade de preços, desde pequenos carrinhos até brinquedos mais sofisticados, conseguimos atender a diferentes públicos”, explica.

A gerente de uma outra empresa, Tamires Cardoso Ramos Esteves, destaca a boa expectativa para este ano. “Ano passado já tivemos um movimento forte, mas acreditamos que agora será ainda melhor.” A vitrine decorada com antecedência ajuda a despertar interesse, e ajuda a antecipar as vendas. Segundo ela, os preços variam bastante, permitindo que consumidores escolham entre presentes simples e acessíveis ou mais elaborados, de acordo com o perfil de cada família.

Campanhas e solidariedade

Além da compra para filhos e netos, as campanhas de doação também têm papel importante nas vendas. “É comum que instituições, empresas e grupos de voluntários procurem brinquedos mais acessíveis para distribuir. Isso acaba gerando volume de vendas e reforça o espírito solidário da data”, observa a gerente Diuly.

Com a proximidade do Dia das Crianças, o movimento deve aumentar consideravelmente já na próxima semana. Entre a tradição das famílias e o impacto das ações sociais, o comércio pelotense aposta em vitrines chamativas, estoques variados e no otimismo de um setor que se prepara para aquecer as vendas e espalhar sorrisos no dia 12 de outubro.

Entre boas ações e promoções

O Shopping Pelotas deve divulgar nos próximos dias as ações voltadas ao Dia das Crianças com atividades e promoções. A data também é uma reflexão à realidade de muitas crianças, sendo que muitas não têm condições de ganhar um presente novo. No município, muitas entidades se mobilizam para angariar recursos e fazer a festa da criançada. Uma delas é a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP) que pede a doação de um brinquedo ou de R$ 15,00 pelo PIX 89.255.798/0001-26.

Campanha segura

O 5º Batalhão de Polícia de Choque promove a campanha Brinquedo Solidário. Esta é a retomada da edição, realizada pela primeira vez na pandemia. A ideia é tornar o dia das crianças da comunidade mágico, com a chegada das viaturas com os brinquedos, para desde cedo estabelecer vínculos. De acordo com o comando, os empresários da região e do comércio ajudam bastante, assim como os policiais militares e seus familiares. “Todos compram essa ideia. Arrecadamos o máximo possível de brinquedos e depois saímos para fazer a entrega. Enchemos as caçambas das viaturas para essa ação social”, comenta o assessor de comunicação PM Nicolas Lopes. Só serão aceitos brinquedos novos e a entrega ocorre na rua Almirante Barroso, 2928, na sede do 5º BPChoque até o dia 10 de outubro.

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