Há 15 anos
Em comemoração à Semana do Turismo de Pelotas, no dia 29 de setembro de 2010, o curso de Bacharelado em Turismo, desenvolveu ações voltadas à educação patrimonial na Praça Coronel Pedro Osório. O lúdico foi utilizado como ferramenta para trabalhar temas como patrimônio, turismo e cidadania.
Neste processo educativo atuaram os projetos de extensão Turismo, Educação e Cidadania e Ludoteca do Turismo. As crianças que estavam na praça tiveram oportunidade de “aprender brincando”, através de jogos como Memória-Patrimônio de Pelotas, Trilha-Descobrindo Pelotas, Ludo do Turista, Sobe e Desce Cidadão, entre outros. Essa programação continua hoje a tarde.
Casarão
Na época, a sede do curso, o casarão da rua Félix da Cunha, onde residiu o Senador Joaquim Augusto Assumpção, foi realizada uma palestra sobre a história deste patrimônio pelotense. Durante a semana ocorreu também uma exposição de banners sobre os projetos desenvolvidos pelo curso.
Fonte: CCS UFPel
Há 95 anos
Exedra da Catedral Anglicana recebe festival artístico com música e declamação
Em 29 de setembro de 1930, chegou à imprensa local o convite para um festival de arte, que seria realizado no dia 2 de outubro, na exedra da Catedral Anglicana do Redentor. O evento era uma promoção da Sociedade Auxiliadora de Senhoras.

Evento na Catedral Anglicana ocorreu em 1930 (Foto: Jô Folha)
Na primeira parte do programa estava a execução de uma composição de Chopin, pela pianista pelotense Maria Seabra. O festival ainda teria interpretações musicais em forma de quartetos, duos e trios. Além de declamações, com a participação de Noemi Caringi, que interpretou Em surdina, e Hilda Weber, com A morte da águia.
PARA SABER
- O prédio da exedra foi inaugurado em 1922 como Casa Pastoral, teve vários usos sociais ao longo das décadas, como por exemplo, abrigo para os desalojados pela enchente de 1941. Atualmente encontra-se em processo de restauração.
Há 50 anos
ARP tem recorde de participação de cavalos crioulos na Exposição Feira
A 49ª Exposição Feira da Associação Rural de Pelotas registrou o maior número de cavalos crioulos inscritos desde 1965. Na época, 29 expositores de 12 municípios levaram para a festividade animais desta raça.
O evento recebeu 56 animais, sendo 31 machos e 25 fêmeas. A ARP ainda recebeu um cavalo da raça Appaloosa (persa), de propriedade de Mário Vasques, de Santa Vitória do Palmar, e um pônei de Pelotas, da ruralista Antonia Oliveira Sampaio.
Entre os produtores de fora do município, participaram: Adão Darty Dartagnan Costa (Pitanga da Armada), de Canguçu; Adroaldo Silveira Fernandes, de Bagé; Alfredo da Silva Tavares (Timbaúva), de Herval do Sul; Carlos Alberto Azeredo (São Manoel), de Pinheiro Machado; Condomínio Estância Ipiranga, de Santa Vitória do Palmar, e Trilho Otero Agropecuária, de Pedro Osório.
Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense