As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 seguem até o dia 30 de setembro. A competição é destinada aos alunos do 8º e 9º ano de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e visa engajar estudantes em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia.
A iniciativa tem o apoio da CEEE Equatorial e é realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee. Para o analista de Operações do Programa de Eficiência Energética (PEE) da CEEE Equatorial, Jonatan Silva, a Olimpíada é uma ferramenta para que alunos e professores possam aprender mais sobre temas importantes relacionados à energia elétrica. “Ao apoiar a Olimpíada, buscamos sensibilizar e engajar a comunidade escolar sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica, incentivando boas práticas de eficiência energética”, afirma Jonatan.
Para engajar a comunidade em torno da competição nacional, a CEEE Equatorial e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) estão realizando uma série de ações de blitz educativas em escolas da rede municipal estadual e particular do Rio Grande do Sul. Nelas, os estudantes terão a oportunidade de participar de palestras interativas sobre consumo consciente de energia, que abordam de forma prática e dinâmica os impactos do uso racional da eletricidade no dia a dia.
As próximas blitzes ocorrem no dia 29 de setembro, na Escola Estadual 1º Grau Humaitá, em Porto Alegre; e no dia 30 de setembro, no Colégio Marista Rosário, Praça Dom Sebastião, 2 – Independência, Porto Alegre.
Sobre a ONEE 2025

(Foto: Divulgação)
A competição conta com diversas etapas, incluindo curso de formação para professores, desafios interativos em formato de games e provas objetivas. Em 2025, a expectativa é que a Olimpíada alcance cerca de 500 mil estudantes das redes pública e privada de ensino em todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e docentes até o dia 30 de setembro, no site oficial: www.onee.org.br.