Serviço da Light and Power deixa a desejar em Pelotas

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Serviço da Light and Power deixa a desejar em Pelotas

Por

Há 95 anos

A imprensa local denunciava o descaso da Light com relação aos postes de luz na praça da 7 de Julho. Mas não era só esse descuido que incomodava muitas pessoas da comunidade. A frota de bondes elétricos da empresa também deixava a desejar.

“O seu péssimo serviço de bondes só poderá melhorar no dia em que a Light retire da vida pública os miseráveis calhambeques, bondes chuveiros nestes dias de água, recolhendo-os a vida privada, entregando o madeirame aos necessitados e pondo os ferros nos monturos de ferro velho. Assim poderemos chegar a um serviço regular”, registrou um editorialista.

Na história

Em 20 de outubro de 1915, foi inaugurado o transporte via bondes elétricos da empresa concessionária Light and Power. A cerimônia ocorreu na, então, praça da República, em frente à prefeitura, porém boa parte da comunidade nunca simpatizou com a empresa que tirou os bondes movidos a tração animal das ruas, alterando linhas e horários. O que na época provocou uma revolta e um quebra-quebra.

Poste da praça 7 de julho estava quebrado (Foto: Reprodução)

Antes disso, em 1912, o serviço de distribuição de energia elétrica teve início em Pelotas, a partir de um contrato firmado com a Intendência municipal. Em 28 de junho de 1914, inauguraram-se os serviços de iluminação pública e distribuição de energia elétrica.

Fonte: Acervo da Bibliotheca Pública Pelotense; blog Olhares sobre Pelotas

Há 50 anos

Associação Rural de Pelotas estava pronta para a 49º Exposição Feira

Em 26 de setembro de 1975, a Associação Rural de Pelotas estava pronta para o início da 49º Exposição Feira, no dia seguinte. Para a abertura oficial estavam confirmadas as presenças do prefeito Ary Alcântara e todo o secretariado municipal, além do representante da secretaria estadual de Agricultura, Waldemar Forte, entre outras autoridades. Ao final da cerimônia aconteceria o desfile dos animais premiados.

Uma missa crioula também estava agendada para começar após o desfile. Entre as atrações estavam o concurso de rédeas, na tarde do dia 27, além de uma apresentação de ginástica acrobática.

Além da presença de animais de pequeno e grande porte, para alegria e curiosidade, especialmente das crianças, o evento prometia uma farta programação artística e campeira. Ainda no parque estavam prontos os estandes das empresas locais. No primeiro dia ainda houve a apresentação da banda da Escola Técnica Federal.

Fonte: Acervo da Bibliotheca Pública Pelotense

Desfile era o momento mais aguardado (Foto: Reprodução)

Acompanhe
nossas
redes sociais