Ampliação de voos diários acende otimismo na economia pelotense
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira28 de Novembro de 2024

Conexão

Ampliação de voos diários acende otimismo na economia pelotense

Atualmente, três empresas aéreas operam no Aeroporto João Simões Lopes Neto, com 100% de ocupação nos voos para São Paulo

Por

Atualizado sábado,
10 de Agosto de 2024 às 10:47

Ampliação de voos diários acende otimismo na economia pelotense
Empresários torcem para que rotas continuem em Pelotas após outubro (Foto: Jô Folha)

Após o anúncio de ampliação da malha aérea, o Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, de Pelotas, já conta com voos diários para São Paulo. A expansão da frequência de viagens foi informada em julho pela CCR Aeroportos, administradora do terminal, e se tornou viável em função do incremento de rotas para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ofertados pela Azul. Além disso, os voos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos foram ampliados, ocorrendo de domingo a sexta-feira, com aviões da Latam e Gol. A duração dos trajetos tem garantia, ao menos, até outubro, a depender da análise de demanda das empresas aéreas.

As melhorias e aumento da malha aérea causam otimismo no setor empresarial pelotense. O coordenador da Aliança Pelotas, Jorge Almeida, entende que hoje a cidade desponta como um grande polo regional, e a maior oferta de voos é fundamental na instalação de novos empreendimentos, além de ser base regional de muitos órgãos públicos. “As empresas de Pelotas estão buscando novos mercados no Centro Oeste, Paraná, ao mesmo tempo que a ampliação contribui para que órgãos governamentais como universidades, exército, marinha, institutos federais e prefeituras possam se deslocar mais facilmente para Brasília”, expõe.

Almeida acrescenta sobre a necessidade de continuar expandindo o número de voos para outras grandes capitais do país, já que a ocupação tem se mostrado positiva. “É fundamental que tenhamos alguma das empresas aéreas efetuando escala em Curitiba, pois assim teríamos os três estados da região Sul interligados pela malha aérea”, pontua.

Quantidade e qualidade

A Associação Comercial de Pelotas (ACP) vem há algum tempo reforçando a importância do terminal. O presidente da entidade, Fabrício Cagol, conta que se almejava não só o acréscimo de voos, mas o avanço em qualidade nos terminais da estação aérea, o que vem se efetivando mês a mês. “Estivemos lá no mês passado para visitar a obra e eles nos disseram que em setembro vai ter inauguração, com a duplicação da parte física e estrutural do aeroporto, o que é muito bom para o conforto e qualidade de todos os passageiros”, define. “Estamos trabalhando também para ampliar o número de vagas de estacionamento ali”, complementa.

O desafio de conservar a malha aérea

Um dos temores do presidente da ACP é que, após o retorno à ativa do terminal de Porto Alegre, as companhias não mantenham os voos para Pelotas. A permanência significaria dar continuidade ao processo de impulsionamento da região. “Nós queremos a manutenção. Talvez não se tenha um porte para ter uma malha aérea das três companhias, mas que pelo menos duas permaneçam aqui com voos diários para Campinas e Guarulhos”.

Caminho mais em conta é por Pelotas

Uma personalidade conhecida chegou a Pelotas de um voo de São Paulo, o humorista carioca Magno Navarro. Ao pousar, ele contou que seu destino final é Porto Alegre, onde fará algumas gravações. Há cerca de duas semanas, Navarro precisou fazer a mesma manobra para chegar à capital, mas utilizou Florianópolis como ponto de chegada. Na última quarta-feira, ele estava trabalhando em São Paulo, e por isso era melhor se apropriar da nova opção de voo para Pelotas. “É melhor, pelo que entendi, em termos de distância, sair de Pelotas do que de Florianópolis. É minha primeira vez em Pelotas, mas vou ficar pouco, porque já vou direto à Porto Alegre”, declarou.

Acompanhe
nossas
redes sociais