Dnit abre concorrência para projeto de obras na ponte do São Gonçalo

Estrutura

Dnit abre concorrência para projeto de obras na ponte do São Gonçalo

Anúncio foi feito antes do prazo previsto e contrato está orçado em mais de R$ 126 milhões

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Atualizado quarta-feira,
24 de Setembro de 2025 às 17:42

Dnit abre concorrência para projeto de obras na ponte do São Gonçalo
(Foto: Jô Folha)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou edital de licitação para contratação de empresa responsável pela elaboração dos estudos, projetos básico e executivo de engenharia, além da execução das obras de reabilitação da ponte Alberto Pasqualini. O valor total da contratação para recuperar a estrutura sobre o canal São Gonçalo, que liga Pelotas a Rio Grande pela BR-392 é de R$ 126,3 milhões. O critério de julgamento será o de menor preço e o modo de disputa, aberto.

As propostas já podem ser enviadas pelo sistema ComprasNet. A abertura está marcada para o dia 19 de dezembro de 2025, às 9h, em sessão pública online. Conforme o edital, podem participar empresas credenciadas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores do Governo Federal (SICAF) e no sistema de compras do governo federal, mediante uso de certificado digital. O edital completo está disponível em www.gov.br/compras ou na sede do Dnit, em Porto Alegre, na rua Siqueira Campos, 664.

O processo foi encaminhado ao setor de licitações no dia 16 deste mês e o edital estava previsto somente para início de outubro. A data não só foi adiantada, como o orçamento total divulgado. Na ocasião, o superintendente do Dnit, Vladimir Casa, havia dito que o valor se manteria em sigilo para permitir que empresas propusessem novas soluções, embora uma nova lei alterasse o sistema. Com isso, o edital consta o valor de R$ 126.310.500,86.

Conquista

O presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), José Augusto Peter Vaniel, considera a notícia como uma visível importância para a economia e o desenvolvimento da região em função do Porto de Rio Grande. “Essa ponte tem uma melhoria principalmente na questão logística e comércio, porque ligar os pontos entre as áreas de influência com o Porto vai nos permitir que as empresas construam um terminal novo e agilizem transportes, o que facilita em termos de custo, na medida que não tenhamos mais um gasto com o pedágio”, avalia.

Para ele, a ampliação de acesso pela BR-392 vai impulsionar o crescimento econômico. “Tem a questão matemática: quem tem duas pontes, quebra uma, a gente continua com uma. Agora, quem tem uma ponte, se esta é interrompida, ficamos sem acesso ao transporte e o transtorno é grande”, conclui.

O chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Daniel Pitrez, entende que a transição da rodovia duplicada para a ponte de pista simples no canal São Gonçalo, em Pelotas, é considerada um dos pontos mais críticos da BR-392, depois de Canguçu. “O estreitamento da pista, aliado a uma curva mais acentuada que o traçado predominante da região, contribui para a ocorrência de tombamentos de veículos de carga no local”.

Com a reabilitação da ponte, recentemente licitada pelo DNIT, a expectativa é corrigir essas distorções estruturais e garantir maior segurança aos motoristas. A análise técnica indica que os impactos da obra sobre o tráfego serão limitados. “O trecho possui extensão linear suficiente para acomodar a sinalização necessária e conta com recuo junto à ponte antiga, onde deve ser instalado o canteiro de obras”, comenta Pitrez. Além disso, parte considerável das intervenções ocorrerá na estrutura inferior, o que deve reduzir ainda mais as interferências diretas na circulação.

Embora seja inevitável algum transtorno temporário, o chefe da Delegacia da PRF, avalia que os benefícios da nova ponte superam em muito os inconvenientes da fase de execução. “A obra é considerada essencial para melhorar a fluidez e a segurança do tráfego na região, que concentra grande fluxo de veículos de carga rumo ao porto e ao interior do Estado”.

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