Escapou aos 43 minutos do segundo tempo o que seria a primeira vitória do Brasil na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Contra o sub-20 do Juventude, o Xavante deixou o adversário empatar após ter saído em vantagem com Wesley Santos. Scatolin deixou tudo igual em 1 a 1 nesta quarta-feira (24) no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha.
Em jogo paralelo da segunda rodada da Copinha, o Gaúcho aproveitou o fator local e goleou o São Gabriel por 6 a 0 em Passo Fundo com gols de Vinícius Brito (dois), Maicon Assis, Willian Mococa, Jonathan Lisboa e Lucas Serravalle. A equipe do técnico Fabiano Daitx, que empatou com o Brasil na estreia, lidera momentaneamente.
O Rubro-Negro volta a campo apenas na quarta rodada, pois folga na terceira. O confronto com o São Gabriel está agendado para 8 de outubro, uma quarta-feira, no Bento Freitas, mas a direção xavante pretende antecipá-lo para o fim de semana anterior, dos dias 4 e 5.
Xavante ataca, mas Juventude acerta a trave
Durante os 45 minutos iniciais, o Brasil conseguiu bom volume ofensivo. Porém, as principais ocasiões de gol foram do Juventude. Aos 12 minutos, Miguel cobrou falta sem ângulo perto da linha de fundo pela direita. A batida fechada explodiu na trave de Gabriel Oliveira.
Emerson Cris repetiu a escalação da estreia, dentro do possível. A linha de cinco defensores foi mantida, com Jô na vaga do lesionado Kauê. Assim, Felipe Camargo saiu da zaga para a ala esquerda. O Rubro-Negro conseguiu tramar ataques aos poucos e Murilo registrou a primeira finalização xavante aos 14 minutos, para fora, à esquerda.
Serafini também tentou. O lateral-direito usou a perna esquerda para concluir aos 26 minutos. A zaga do time caxiense bloqueou. Murilo voltou a chutar aos 35, quando recebeu de Adriano Klein. A finalização desviou na marcação e alguns jogadores do Brasil pediram pênalti por suposto toque no braço do defensor.
Nos minutos finais, duas chegadas perigosas ocorreram. Aos 42, Felipe Camargo cruzou, o goleiro Joaquim, de 18 anos, não segurou, e Thiago Góes emendou uma tentativa de voleio. Sem ângulo, não levou perigo. O Juventude respondeu firmemente: aos 44, Caique saiu na cara de Gabriel Oliveira e o camisa 1 saiu para abafar, salvando o gol.
Silvano entra e dá assistência
Nem Cris nem Filipe Dias, comandante do Alviverde, mexeram para a etapa final. A partida seguia o mesmo panorama até os 14 minutos. Foi quando, em um contragolpe após escanteio favorável ao Brasil, a jovem equipe da casa afastou e acionou Marlon em velocidade. Obina não cortou o passe e o camisa 7 ficou frente a frente com Gabriel. Ele tentou uma cavadinha e o goleiro xavante pegou sem dar rebote.
Vieram, então, as trocas. O treinador rubro-negro chamou Silvano e Márcio Jonatan. Inicialmente o quarto árbitro colocou o número 9 na placa indicando a saída, como se Wesley Santos fosse deixar o campo. A substituição trocou e Adriano Klein saiu. No primeiro lance depois disso, Silvano dominou depois de escanteio a favor do Juventude, avançou e esperou a hora certa para a assistência para Wesley, que cortou o marcador e bateu cruzado, no canto direito rasteiro de Joaquim: 1 a 0.
Resultado escapa no fim
Filipe Dias promoveu alterações para tornar o Juventude mais ofensivo. Cris também voltou a mexer no Brasil. Giovani Alvisi e Daniel, por exemplo, já estavam em campo no momento em que uma conclusão de Márcio Jonatan, para fora, levou perigo. O castigo acabou surgindo aos 43 minutos. Scatolin recebeu livre no meio da área e chutou cruzado, rasteiro, vencendo Gabriel Oliveira: 1 a 1.
Depois do gol do oponente, o Xavante ainda buscou uma reviravolta no placar. Em uma falta na intermediária, Jô aparece livre entre a marcação e cabeceou por cima. Era a chance de retomar a dianteira no marcador. Após o apito final do árbitro Francisco Soares Dias, alguns rubro-negros no estádio fizeram cobranças pacíficas ao desempenho do time.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
2ª rodada
Quarta-feira (24)
Juventude 1 x 1 Brasil
Gaúcho 6 x 0 São Gabriel
Sábado (27)
15h30min | Esportivo x Aimoré
Domingo (28)
15h | Pelotas x Internacional
Ficha técnica
Juventude (1): Joaquim; Luiz Eduardo, Kauã Costa, Matheus Henrique e Gabriel Borges; Kaynan, Fred (Lucas Fernandes, 21’ 2T), Marlon (Scatolin, 21’ 2T) e Gui Teixeira (Sasso, 43′ 2T); Miguel (Beto, 34’ 2T) e Caique (Lucca, 34’ 2T). Técnico: Filipe Dias.
Brasil (1): Gabriel Oliveira; Lucas Serafini, Jô, Yuri, Vitor Becker e Felipe Camargo (Giovani Alvisi, 32’ 2T); Matheus Obina, Murilo Cavalcante, Thiago Góes (Silvano, 17’ 2T); Adriano Klein (Márcio Jonatan, 17’ 2T) e Wesley Santos (Daniel, 32’ 2T). Técnico: Emerson Cris.
Gols: Wesley Santos, aos 18’ 2T (B); Scatolin, aos 43′ 2T (J).
Cartões amarelos: Gabriel Borges (J); Lucas Serafini, Márcio Jonatan, Murilo e Giovani Alvisi (B).
Árbitro: Francisco Soares Dias.
Local: estádio Homero Soldatelli.