Samba dos Lanceiros é finalista da disputa na Portela

Carnaval

Samba dos Lanceiros é finalista da disputa na Portela

Grupo de compositores representando Pelotas é um dos quatro finalistas entre os 35 sambas inscritos no concurso que ocorrerá sexta-feira

Por

Atualizado quarta-feira,
24 de Setembro de 2025 às 11:22

Samba dos Lanceiros é finalista da disputa na Portela
(Foto: Divulgação)

Criado por um grupo de compositores de Pelotas, O Samba dos Lanceiros, fez história ao conquistar uma vaga na final do concurso do samba-enredo que vai embalar a Portela, no Rio de Janeiro, no Carnaval 2026. Entre as 35 obras inscritas, apenas quatro parcerias chegaram à etapa decisiva, que será realizada na sexta-feira (26), na quadra da Escola de Samba carioca.

“A gente está bem feliz. Acho que é uma conquista bem grande e o que nos alegra muito é que Pelotas abraçou o samba, o Rio Grande do Sul abraçou o samba. Vimos o quanto que a gente tem uma torcida bem orgânica de pessoas se vendo representadas por uma das frases do nosso refrão, principalmente, ‘a gente preta do Rio Grande do Sul’”, comenta uma das compositoras, a professora Daiane Molet.

O samba que apresenta a cultura afrorio-grandense ilustra o enredo O Mistério do Príncipe do Bará – A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto de Madureira. A classificação consolida a presença gaúcha em um dos concursos mais prestigiados do carnaval brasileiro.

A composição representa a população negra do Rio Grande do Sul, destacando sua negritude, potência, luta cotidiana e protagonismo. Os autores buscaram contrapor a narrativa oficial, que foca na colonização europeia e abafa a história afro-gaúcha, dando visibilidade e “botando a cara na avenida” para a gente preta do Rio Grande do Sul.

Além da aprovação dos jurados, os compositores celebram a receptividade do samba nas redes sociais e na mídia, sendo considerado um dos favoritos ao título. “Foi muito emocionante, muita responsabilidade, porque a gente sabia que tinha toda uma torcida que não pôde estar presencialmente conosco, que estavam enviando mensagem, comentando na live e nós estamos competindo, com pessoas que são referências para nós que fazemos Carnaval aqui no Rio Grande do Sul e em Pelotas”, comenta Daiane.

O grupo de compositores é formado por Daiane Molet, Anderson Xilico, Chico Professor, Fagner Presidente, Fred Feijó, Marcéle Salles e Maninho Veiga. Toda a concepção e gravação foi realizada no Rio Grande do Sul, valorizando expressões típicas gaúchas e a sonoridade da gaita, em diálogo com a tradição portelense. A grande final, na sexta-feira, poderá ser acompanhada pelos gaúchos por meio da transmissão ao vivo pelo canal Portela TV, pelo YouTube.

Vaquinha online

Além do estímulo virtual, o grupo também tem contado com o apoio financeiro de muitas dessas pessoas. Desde o início os compositores enfrentam desafios financeiros significativos, com altos custos de passagens, hospedagem, alimentação e gastos com o palco. Para cobrir essas despesas, eles criaram uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma Vaquinha.

Acompanhe
nossas
redes sociais