O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está com inscrições abertas, até 20 de outubro, para o processo seletivo de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, de forma gratuita e on-line. São mais de 3,8 mil vagas distribuídas entre os 14 campi da instituição. No Campus Visconde da Graça (CaVG), em Pelotas, são oferecidas 422 vagas, distribuídas em técnico, superior e mestrado.
Completando seus 102 anos em 12 de outubro, o CaVG reúne cerca de cinco mil estudantes, entre presenciais e a distância. De acordo com o diretor-geral do campus, Marcos André Betemps, o campus está oferecendo 282 vagas para técnico integrado, 30 para técnico subsequente, 95 para ensino superior e 15 para mestrado, todas presenciais.
O técnico integrado combina ensino médio e formação profissional, com duração de três anos. São oferecidos cursos em Agropecuária (150 vagas), Alimentos (60), Vestuário (36) e Meio Ambiente (36). O ingresso é por vestibular, com prova objetiva no dia 23 de novembro, às 16h. O campus disponibiliza internato para estudantes de 14 a 17 anos, de baixa renda, que residem fora de Pelotas.
O técnico subsequente exige ensino médio completo e seleção por sorteio. Há vagas em Desenvolvimento de Sistemas (36) e Agropecuária (50).
No ensino superior, o CaVG oferece cursos de tecnologia e licenciatura, com ingresso via vestibular (prova de redação) ou Sisu. A prova ocorre em 23 de novembro, às 9h. As vagas incluem: Agroindústria (12), Gestão Ambiental (20), Gestão de Cooperativas (20), Viticultura e Enologia (10), Design de Moda (12), Ciências Biológicas (7), Química (7) e Física (7).
Metade das vagas segue o sistema de cotas (sociais, raciais, pessoas com deficiência, entre outras) e a outra metade é de ampla concorrência.
O campus também está com inscrições abertas até 7 de outubro para o Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação, com 15 vagas em duas linhas de pesquisa.
Para conhecer
Com o intuito de divulgar seus cursos, o Campus Visconde da Graça realizará a primeira edição do Expo Cursos CaVG, no dia 3 de outubro. O evento acontece das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, com atividades pela manhã e à tarde, abertas a qualquer interessado – escolas municipais, estaduais, particulares ou pessoas da comunidade.
Segundo a diretora-adjunta, Paula Leite, idealizadora do projeto, cada curso terá um estande na feira, com apresentação de projetos e trabalhos desenvolvidos por alunos. Ainda, haverá visitas guiadas pelo campus, rodas de conversa e painéis sobre formação acadêmica e profissional. O evento contará também com uma estação dedicada a informações sobre o Vestibular de Verão 2026 e suporte para inscrições presenciais.