Reflexos Submersos propõe um espaço para a arte e a memória

exposição

Reflexos Submersos propõe um espaço para a arte e a memória

Projeto do designer Emerson Ferreira está com chamada aberta para seleção premiada de projetos artísticos

Por

Atualizado segunda-feira,
22 de Setembro de 2025 às 09:59

Reflexos Submersos propõe um espaço para a arte e a memória
Obra de Rafael Sica é uma das que levanta o debate sobre as enchentes (Foto: Rafael Sica)

Estão abertas as inscrições da chamada pública Reflexos Submersos – Olhares sobre a enchente no Rio Grande do Sul em 2024. A proposta é selecionar obras de arte que irão integrar a galeria virtual criada para este projeto. O objetivo é levar para o site peças artísticas em 2D que abordem impactos e reflexões resultantes das enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, promovendo uma abordagem artística sensível e contextualizada. O formulário está acessível gratuitamente clicando aqui.

Oito artistas serão selecionados pela curadoria e receberão uma premiação de R$1 mil cada. As obras serão expostas em galerias individuais dentro do site. “É uma “chamada aberta” e está sendo realizada para artistas que residem no Rio Grande do Sul”, explica o proponente da galeria, artista visual e designer Emerson Ferreira, que lidera a equipe na construção do projeto.

Entre as exigências da chamada estão: um portfólio de trabalhos anteriores; possuir CNPJ, um comprovante de conta bancária vinculada ao CNPJ. O/a candidato/a deve preencher um formulário disponível no site, anexando todos esses materiais. A exigência do CNPJ é devido às questões do edital de fomento, que solicita comprovação na prestação de contas.

Discussão permanente

Com produção artística assinada por Andréa Terra e produção executiva de Isadora Passeggio, a proposta foi aprovada e contemplada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de

Fomento à Cultura (PNAB). O projeto não se resume à exposição virtual, ela surge também como um espaço permanente de discussão sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a urgência de políticas públicas mais eficazes.

Neste momento, o projeto conta com a participação de artistas convidados como Felipe Campal, Cintia Lange, Rafael Sica, Valder Valerão e Daniel Moreira. Alguns deles residem no Laranjal, sendo que Sica e Moreira foram diretamente afetados pela enchente, quando tiveram suas casas invadidas pela água.

O memorial artístico e documental estará acessível na plataforma oficial do projeto em: reflexossubmersos.com.br. Porém, a galeria ainda está em construção, antecipa Ferreira. “Aos poucos, eu vou montando as galerias. A partir da próxima semana, eu começo a montar a galeria do Felipe Campal, vamos ter pequenas salas. E aí, vamos começar a divulgar um por um. Primeiro os convidados e, enquanto isso, a curadoria está selecionando os trabalhos da chamada aberta”, explica o designer.

Modalidades de Arte

Foram definidas três modalidades de arte para a galeria virtual, considerando que não há recebimento de obras físicas. As possibilidades de linguagem incluem audiovisual, fotografia e artes plásticas, entre outras categorias que foram estabelecidas.

SERVIÇO 

  • O quê: projeto Reflexos Submersos – Olhares sobre a enchente no Rio Grande do Sul em 2024
  • Site oficial: reflexossubmersos.com.br
  • Inscrições e formulário de inscrição da chamada: até o dia 28 deste mês às 23h59min (gratuitas, clicando aqui)
  • Instagram: @reflexossubmersos

Acompanhe
nossas
redes sociais