Tradicionalistas celebram os 190 anos da Revolução Farroupilha

Tradicionalismo

Tradicionalistas celebram os 190 anos da Revolução Farroupilha

Evento mobilizou milhares de pessoas que foram até a Bento Gonçalves prestigiar a tradicional festividade

Por

Atualizado sábado,
20 de Setembro de 2025 às 15:18

Tradicionalistas celebram os 190 anos da Revolução Farroupilha
Público compareceu em massa no evento (Foto Jô Folha)

Os desfiles militar e tradicionalista que encerram a Semana Farroupilha levaram milhares até a avenida Bento Gonçalves, na manhã deste sábado. O evento, que relembra a saga dos revolucionários farrapos iniciada há exatos 190 anos, em 20 de setembro de 1835. Antes do tradicional desfile, marcado para as 10h, a 26ª Região Tradicionalista, organizadora da festividade, prestou homenagens ao militar Bento Gonçalves, um dos líderes do movimento.

Centelha da Chama Crioula foi trazida de Caxias do Sul (Jô Folha)

Por mais de uma hora e meia, passaram orgulhosos de suas raízes cerca de mil representantes de diferentes entidades, entre crianças, jovens e adultos. A Semana Farroupilha deste ano teve como patrono o bandoneonista Bruno Ludke, ex-patrão do C.T.G. Coronel Thomaz Luiz Osorio, falecido no dia 8 de agosto. A homenagem póstuma contou com a participação da família do músico. O desfile foi finalizado por volta das 11h30min com a extinção da Chama Crioula. 

Participação militar

As Forças de Segurança do Estado e município fizeram a abertura do evento, que começou com a entrada da banda da Brigada Militar. A seguir passaram pela avenida os militares do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul), incluindo representantes do 4º Batalhão de Polícia Militar, o 5º Batalhão de Polícia de Choque, a Companhia Ambiental, o Comando Rodoviário e o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas.  No palanque oficial, autoridades como o Comandante do CRPOSul, Tenente-Coronel Alexander Pereira Cardoso, e o prefeito, Fernando Marroni (PT), estiveram presentes no evento. 

Autoridades, incluindo o prefeito, Fernando Marroni (PT) assistiram ao desfile

A Polícia Civil do RS e a Guarda Municipal também desfilaram, que incluiu os veículos utilizados pelas polícias. O leãozinho Darem, representando o  Programa de Educação e Resistência às Drogas e a Violência (Proed) , também participou da atividade. Muito aplaudido pelas crianças, o mascote teve que parar para tirar fotos com os fãs mirins. 

Memória e pertencimento

Cavalarianos foram atrações do desfile (Jô Folha)

Em seguida o desfile tradicionalista foi aberto com pelo grupo de cavalarianos que trouxeram a centelha da Chama Crioula. O grupo de dez tradicionalistas viajaram durante 20 dias, para transladar uma centelha da chama gerada em Caxias do Sul. Portando as bandeiras que formam a 26ª Região Tradicionalista, eles abriram e fecharam a apresentação civil.

Em seguida os CTGs, MTGs e piquetes, de Pelotas e Capão do Leão, desfilaram por ordem de fundação, sendo a União Gaúcha, a entidade tradicionalista mais antiga do município, a primeira a passar pela Bento Gonçalves. Ao longo do desfile, os cavalarianos e os grupos artísticos reverenciaram a memória farroupilha e mostraram que o culto às tradições do folclore gaúcho segue fortalecido. “Assistimos aqui não só o desfilar de tropas e cavalarianos, mas o nosso orgulho por pertencermos a essa terra que foi conquistada não apenas na pata do cavalo, mas também na ponta da lança, no gume da espada e na espora”, falou o comandante do CRPOSul,  Tenente-Coronel Alexander Pereira Cardoso, no encerramento do evento. 

Feliz com a estreia na narração do desfile Farroupilha, a 1ª Prenda da 26ª Região Tradicionalista, Isadora Carvalho, 18 anos, comentou que essa foi uma grande emoção. “Eu nunca tinha sido uma prenda titulada. Para mim foi uma novidade muito grande, é muito emocionante apresentar o desfile tradicionalista. Integrar as pessoas no tradicionalismo, somos gaúchos, a gente sente essa história muito linda”, conta a jovem que dança no CTG Thomaz Luiz Osorio.

Os pequenos gaúchos foram com vestimenta típica (Jô Folha)

Festas prosseguem

A Associação Rural de Pelotas, na avenida Fernando Osório, 1.754, está sendo palco de diversos shows dos Festejos Farroupilhas neste final de semana (20 e 21), contando com um repertório de grandes nomes da música tradicionalista, como Alemão Preto, Rui Carlos Ávila, Jari Terres, Robledo Martins e Kininho Dornelles. A entrada é gratuita, mediante a contribuição de um quilo de alimento não perecível. A organização é da 26ª Região Tradicionalista (RT) com apoio da Prefeitura de Pelotas.

Acompanhe
nossas
redes sociais