A obra Valter Sobreiro Junior: 6 décadas de teatro (Editora Life), que celebra a arte do diretor e dramaturgo, tem lançamento nesta sexta-feira (19), às 19h, no Instituto João Simões Lopes Neto, rua Dom Pedro II, 810. O livro, que traz textos críticos sobre a produção dramatúrgica de Sobreiro, nascido em Rio Grande, mas que construiu a sua carreira em Pelotas, foi idealizado e organizado pelo professor João Luís Pereira Ourique, do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A publicação estará sendo vendida no local.
O livro reúne pesquisadores de instituições, como Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e UFPel, com textos que comentam cada uma das nove peças do dramaturgo. No lançamento, estarão presentes o organizador, os autores dos capítulos e o próprio Valter Sobreiro Jr. Na segunda-feira (22), às 10h, haverá uma aula aberta com o autor, no Centro de Artes da UFPel. O livro também será lançado em Rio Grande na próxima quinta-feira (25), às 14h30min, na Biblioteca Rio-Grandense.
Foco na dramaturgia
A coletânea de ensaios abrange as seis décadas de sua produção dramática de Sobreiro Jr, de 1962, quando ele escreveu sua primeira obra, até 2014, ano da sua última peça. A obra é descrita como uma “fortuna crítica” e foca exclusivamente na dramaturgia de Valter Sobreiro, distinguindo-se de suas outras obras, como contos e romances. Algumas das peças abordadas nunca foram publicadas, enquanto outras foram encenadas ou permaneceram como propostas de serem encenadas e publicadas.
A obra não contém os textos originais das peças. Era até uma ideia inicial também publicar as dramaturgias, porém Ourique adiou essa proposta, pois já havia a intenção de Sobreiro de organizá-las e publicá-las em outro momento. “A gente vai ver com o próprio Valter e verificar quais peças serão reeditadas, porque tem três que já foram publicadas, quais vão ser lançadas pela primeira vez e, se houver a possibilidade, a gente pode fazer num formato digital também e trazer todas as peças teatrais”, explica.
Autoria e colaboradores
A iniciativa do projeto partiu do professor, quando ele estava fazendo as entrevistas para uma outra publicação: João Simões Lopes Neto – Teatro (século 19), juntamente com o professor Luís Rubira. Sobreiro participou porque tinha encenado o texto de Simões, Viúva Pitorra. Esse encontro permitiu ao organizador conhecer as peças do rio-grandino e receber acesso às suas obras, incluindo as inéditas.
O trabalho com Sobreiro para este novo livro começou entre 2018 e 2019. Para dar amplitude à análise, Ourique convidou os pesquisadores/autores dos textos. O projeto foi atrasado pela pandemia, e o grupo de pesquisadores foi formado em 2022, com o trabalho sendo concretizado no ano passado.
O organizador convidou pesquisadores especializados no gênero dramático para escrever ensaios críticos, alguns textos sendo assinados a quatro mãos. Os autores são de diversas áreas do conhecimento (literatura, teatro, música), com a maioria ligada à área de letras e literatura.
Participam da obra os professores: Lilian Becker Oliveira, Wagner Corsino Enedino, Marlene Durigan, Leandro Maia, Alinson Alaniz, Marina de Oliveira, Mauro Nicola Póvoas, Beatriz Helena da Rosa Pereira, Luís Isaías Centeno do Amaral, João Vítor Xavier de Lima, Giulia Guadagnini, Agnaldo Rodrigues da Silva, Dimas Evangelista Barbosa Junior e Fernanda Vieira Fernandes