A partir desta sexta-feira (19), Santa Vitória do Palmar passará a contar com novos serviços nas áreas da saúde e da justiça. Será aberto o Centro de Justiça, que reunirá todos os tribunais estaduais em um único espaço, além do Centro de Hemodiálise para atender pacientes da região. As inaugurações contarão com a presença do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, do governador Eduardo Leite (PSD), e de outras autoridades.
O Foro da Comarca de Santa Vitória do Palmar será o primeiro local do país a integrar todas as atividades da justiça no mesmo prédio. Na Rua Conselheiro Dom Diogo de Souza, 1.255, estarão reunidos os serviços prestados pelo TJ, TRF4, TRT4, TRE, Ministério Público e Defensoria Pública. Denominado Centro de Justiça, o projeto, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), tem o propósito de facilitar o atendimento à população e reduzir custos na estrutura jurídica.

Foro municipal será o primeiro local do país a integrar todas as atividades da justiça no mesmo prédio. (Foto: Divulgação)
Além disso, com um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões – sendo R$ 1 milhão de repasse do governo do Estado -, será inaugurado o primeiro centro de hemodiálise da cidade. Com a implantação do serviço, pacientes de Santa Vitória e do Chuí com doenças renais crônicas, que antes precisavam se deslocar rotineiramente por até 480 quilômetros, entre ida e volta, para realizar o procedimento, terão acesso local ao tratamento. O início dos atendimentos está previsto para a próxima terça-feira.
O centro contará com nove aparelhos de hemodiálise, responsáveis pela filtragem do sangue, e um sistema de osmose reversa, maquinário que faz a purificação da água usada no tratamento. O local funcionará nas dependências da Santa Casa da cidade, na Rua Mirapalhete, 724.