Conservatório de Música foi fundado em 18 de setembro de 1918

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Conservatório de Música foi fundado em 18 de setembro de 1918

Por

Há 107 anos

Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas completa hoje 107 anos. Fundado em 4 de junho de 1918 por Alcides Costa e Francisco Simões e inaugurada em 18 de setembro do mesmo ano, a entidade surgiu em uma época em que Pelotas era a segunda mais importante cidade do Estado, e já possuía uma sólida tradição cultural, a ponto de ser chamada de “a Atenas gaúcha”.
Com atividades ininterruptas desde sua fundação, o Conservatório formou gerações de músicos e consolidou-se como palco de grandes apresentações. Entre os artistas que passaram por seu salão, um dos mais antigos em funcionamento no país, estão nomes como Bidu Sayão, Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Arthur Rubinstein e Francisco Mignone. Sua trajetória é indissociável da história musical da cidade e segue até hoje como referência cultural e educacional.
Ao longo da trajetória, foram várias as diretorias que conduziram as atividades desenvolvidas no Conservatório. Dentre elas, destaca-se o trabalho realizado pelo ex-diretor Milton de Lemos. No período de 1923 a 1954, o grande mestre reuniu seus esforços através da Sociedade de Cultura Artística (órgão do qual foi fundador) trazendo a Pelotas artistas consagrados no Brasil e no mundo.

Atuação para a comunidade

O Conservatório atende algumas disciplinas dos cursos de Música da UFPel, universidade a qual está vinculado, há mais de 50 anos,  além dos cursos de Iniciação Musical e Curso Avançado de Música, promovidos pela Associação Amigos do Conservatório de Música. O Conservatório possui o Coral Infanto-Juvenil, Coral Feminino do Conservatório de Música e Grupo de Acordeonistas, projetos de extensão que contam com o apoio da Assamcon.
Em 2022, o Conservatório de Música através da parceria entre a Empresa Santa Fé Produtora & Patrimônio, Assamcon e Reitoria da UFPel, foi agraciado com o projeto Restauro Inicial do prédio, que é patrimônio nacional, da rua Félix da Cunha esquina Sete de Setembro, através do Financiamento do Sistema Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado pelo CEC RS. A fase três está em andamento final com a pintura do casarão histórico.
Fonte: site ufpel.edu.br/conservatoriodemusica

Há 50 anos

Grupos musicais eram atração do Odontoarte

Coral da UFPel se apresentou no sexto andar (Foto: Reprodução)

Dentro da 23ª Semana Acadêmica da Odontologia, realizada na semana em que o curso celebrou seus 64 anos, foi realizado o Odontoarte, na própria Faculdade. A festividade ocorreu no dia 18 de setembro de 1975.

A primeira parte do evento contou com a apresentação do grupo Sal de Frutas, banda que na época fazia sucesso na noite pelotense e era uma das atrações frequentes da boate Baiúca, nas sextas-feiras. O samba era o estilo musical adotado pelo grupo.

A segunda parte do evento foi realizada no sexto andar do prédio da Faculdade de Odontologia, com a apresentação do coral da Universidade Federal de Pelotas, sob regência da professora Lucy Ferreira Luff. O grupo tinha 57 vozes, sendo 33 femininas e 24 masculinas. O Odontoarte foi coordenado pela professora Marilene Alam.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 95 anos

Modelo da marca Frigidaire chega a Pelotas e encanta consumidores

Anúncio de 1936, porém o modelo doméstico se popularizou após 1940 (Foto: Reprodução)

Em setembro de 1930, uma novidade chamou a atenção dos pelotenses e aguçou a cobiça das famílias: um modelo de refrigerador de alimentos da marca norte-americana Frigidaire, fabricado no Brasil. Porém o produto acessível somente à eleite. O modelo estava exposto na empresa pelotense J.Costa & Abreu, no seu departamento comercial na rua 15 de Novembro, 554.

De acordo com a empresa, pela sua conformação espaçosa, a câmara frigorífica era indicada para se tornar um equipamento indispensável para hospitais e estabelecimentos voltados à gastronomia, como as confeitarias e bares. Mas a nova Frigidaire também poderia servir perfeitamente a uma família.

A empresa ainda chamava a atenção que, em Porto Alegre, a prefeitura tinha decretado a obrigatoriedade do uso de “Frigidaires” em alguns estabelecimentos comerciais, como restaurantes e cafés.

Sinônimo de refrigerador

Em 1919, nos Estados Unidos a Guardian Frigerator foi vendida para a General Motors Corporation, que renomeou a empresa para Frigidaire. No Brasil, os refrigeradores Frigidaire passaram a ser comercializados em 1930 pela GM local, que atuava no país desde 1925. Mas foi na década de 1940, que a marca se popularizou, chegando ao alcance de diferentes camadas da população brasileira, tornando-se sinônimo de refrigerador doméstico.

Acompanhe
nossas
redes sociais