Defesa Civil Nacional aprova nova obra na ponte da Ilha dos Marinheiros

projeto

Defesa Civil Nacional aprova nova obra na ponte da Ilha dos Marinheiros

Local sofreu avarias na enchente de maio do ano passado e nova intervenção está avaliada em R$ 2,5 milhões

Por

Defesa Civil Nacional aprova nova obra na ponte da Ilha dos Marinheiros
Primeira etapa foi concluída em agosto (Foto: Jô Folha)

A Defesa Civil Nacional aprovou o projeto da segunda fase das obras de recuperação da Ponte da Ilha dos Marinheiros. A confirmação foi feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com a aprovação do plano de trabalho, os próximos passos envolvem os trâmites orçamentários. O valor destinado a esta nova etapa será de R$ 2.508.342,93.

Elaborado pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) da prefeitura, o projeto prevê a instalação de novos pilares, recuperação das mesas e fundação, elevação de estruturas, reparo de consoles e guarda-corpos, além da realização de testes e laudos técnicos finais.

A gestora do GPPE, Giovana Trindade, explica que a equipe trabalha agora na revisão e finalização do Termo de Referência (TR), que incluirá tanto o projeto executivo quanto o de execução da obra. Essa etapa deve durar cerca de dez dias. Em seguida, o documento será encaminhado à Secretaria de Compras e Licitações para abertura do processo licitatório.

A licitação será na modalidade “Concorrência” e ficará aberta por 35 dias úteis para manifestação das empresas interessadas. Após a escolha da vencedora, o prazo estimado para a conclusão das obras será de seis meses, contados a partir do início efetivo dos trabalhos.

O secretário de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC), Cláudio Costa, destaca que a aprovação da segunda fase reafirma a segurança do trabalho de engenharia de estabilização realizado na etapa anterior, e além disso representa a transparência e o avanço da administração municipal na recuperação do bem público.

“É uma notícia que nos deixa muito contentes, pois garante a continuidade da obra até a sua conclusão. Ao final, a comunidade da Ilha dos Marinheiros contará com uma estrutura renovada, fundamental para o deslocamento diário e para atividades essenciais como pesca, agricultura e turismo”, afirma.

Serviço de balsa

Durante a execução da segunda etapa, será necessário suspender novamente a utilização da ponte. Para garantir a travessia da população, o município já abriu licitação para a contratação de novo serviço de balsa. Empresas interessadas já manifestaram participação, e a documentação está em fase de análise.

Relembre

Interditada em maio de 2024 durante as enchentes, a ponte foi liberada em agosto para uso, após mais de um ano dependendo apenas do uso de balsa. O local tem 1,5 mil moradores, que dependem exclusivamente da ponte para acessar a ilha.

Acompanhe
nossas
redes sociais