Reforma da ponte antiga sobre o São Gonçalo avança

Travessia

Reforma da ponte antiga sobre o São Gonçalo avança

Processo foi encaminhado ao setor de licitações do Dnit

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Reforma da ponte antiga sobre o São Gonçalo avança
Objetivo da reforma é dar uma nova alternativa de conexão entre Pelotas e Rio Grande, através da revitalização do trecho interditado. (Foto: Jô Folha)

O processo para a licitação da obra de recuperação e reforço da ponte Alberto Pasqualini, que liga Pelotas a Rio Grande, foi encaminhado ao setor de licitações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A confirmação foi feita pelo superintendente Vladimir Casa.

Em julho, a licitação para as obras de recuperação e reforço da estrutura estava prevista para o segundo semestre de 2025. Pelo anúncio do Dnit, a previsão deve-se confirmar, uma vez que o processo foi encaminhado ao setor de licitações, nesta terça-feira (16), em Porto Alegre. Com a matriz de risco da obra concluída e com o aval do setor jurídico, a elaboração do edital avança para nova etapa. “A expectativa é que a data para o lançamento do edital seja definida na primeira semana de outubro, com a licitação ocorrendo entre novembro e dezembro”, projeta Casa.

O orçamento, por sua vez, segue em sigilo. “O valor global da obra não será divulgado inicialmente. Este tipo de licitação permite que as empresas proponham novas soluções, e o orçamento, por enquanto, não é revelado. No entanto, foi mencionado que a nova lei de licitações pode alterar isso, mas não há certeza”.

Polo Pelotas

Ele adianta ainda que foram definidos a divisão dos quatro trechos das BRs 116 e 392 que serão administrados pelo Dnit, a partir de março de 2026, com encaminhamento ao setor de licitação. Já o projeto da duplicação da avenida Presidente João Goulart, a BR-293 entre Rodoviária e Fenadoce foi o único projeto que não avançou.

Um dos motivos para o processo de duplicação da BR-293 se manter estagnado, mesmo com o projeto encaminhado em Porto Alegre, pode ser a prioridade de projetos e o volume de demandas do Dnit que acaba sobrecarregado. “Há preparativos para a licitação, mas ainda sem uma definição ou avanço concreto”, diz Casa.

Pedágio

“Os quatro planos de trabalho estão prontos desde o final de agosto e já foram encaminhados ao setor de licitações em Porto Alegre”, garante Casa. Cada lote representará um Plano de Trabalho com licitação individual, uma vez que cada um deve exigir serviços específicos, com orçamentos diferenciados. As empresas interessadas em concorrer ficarão responsáveis pela execução dos serviços previstos em cada plano de trabalho.

Essa medida foi adotada porque em março de 2026 finda a concessão do Polo Pelotas com a empresa Ecovias e não houve tempo hábil para estudo e elaboração de nova licitação. Enquanto esse processo avança nas etapas, o Dnit ficará responsável pela manutenção de mais de 457,3 quilômetros de extensão, com serviço de manutenção básica da pavimentação e sem atendimento médico e monitoramento 24h.

Confira como ficaram os lotes para administração dos trechos do Polo Pelotas

  • Lote 1: Camaquã até o Arroio Pelotas (chegada em Pelotas) – BR-116.
  • Lote 2: Da BR-116 (próximo ao Arroio Fragata, na altura da empresa Oderich) até Jaguarão – BR-116.
  • Lote 3: Da Fenadoce até Santana da Boa Vista – BR-392.
  • Lote 4: De Rio Grande (BR-392) até a Oderich, cobrindo todo o contorno até o Arroio Pelotas.

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