Começa nesta quarta-feira (17) a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. A edição 2025 é a 21ª da popular Copinha organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Homenageando por meio do nome um dos maiores cronistas esportivos do Rio Grande do Sul, o campeonato marca o reencontro da dupla Bra-Pel e coloca em disputa uma vaga na Série D do Brasileirão.
Para Xavante e Lobo, a competição significa uma oportunidade de construir uma nova perspectiva. Após o rebaixamento conjunto à segunda divisão estadual, rubro-negros e áureo-cerúleos tentam salvar a temporada. O Brasil estreia nesta quarta, contra o Gaúcho, enquanto o Pelotas inicia sua campanha no sábado, em visita ao Aimoré.
Quatro clubes concorrem com a dupla pelo direito de ter calendário nacional em 2026: Aimoré, Esportivo, Gaúcho e São Gabriel. Isso porque Internacional e Juventude entram na Copinha com suas equipes sub-20 e, por estarem na Série A do Brasileirão, naturalmente não disputam o lugar na D.
O São José desistiu do campeonato e gerou inconsistências na tabela, que já havia sido divulgada. Assim, o Pelotas, por exemplo, ficará sem atuar na terceira e na quarta rodadas. O clássico Bra-Pel está agendado para a oitava e penúltima rodada, no Bento Freitas, a princípio para 5 de novembro, mas o Brasil pretende passar para um final de semana.
Os oito times se enfrentam em turno único, totalizando sete partidas para cada. Xavante e Lobo vão atuar quatro vezes em casa e três fora. Ao fim da primeira fase, líder e vice-líder avançam às semifinais e aguardam duas repescagens, nas quais o terceiro colocado pega o sexto e o quarto mede forças com o quinto.
Mata-matas serão em ida e volta. O calendário da FGF aponta a decisão do título em 14 de dezembro. Há, entretanto, um movimento de alguns clubes interessados em antecipar o fim da competição para novembro.
As expectativas
A Rádio Pelotense 99,5 FM vai transmitir todos os jogos da dupla Bra-Pel na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. O narrador Zé Tonini e o comentarista Pedro Petrucci, integrantes da equipe que estará nas jornadas esportivas, esperam ver Xavante e Lobo como protagonistas.
“Confiante de que vamos contar a história do campeão. A dupla Bra-Pel, ao meu ver, entra como favorita para a competição. O Xavante pela sequência de trabalho e contratações pontuais importantes. Já o Lobo, pelo tratamento especial dado na preparação para a competição, além de contar com atletas que são conhecedores do futebol gaúcho”, diz Tonini.
“Sei que nem para o Brasil e nem para o Pelotas uma vaga na Série D é um grande prêmio, pois a prioridade é voltar para a primeira divisão. No entanto, disputar bem essa copa, ainda mais com a rivalidade, ajuda a retomar a chama competitiva na cidade em termos de futebol e será bom para os dois clubes. Espero que possam ser protagonistas e, de preferência, que façam a final. Esse é meu desejo”, afirma Petrucci.
Maiores campeões
2 títulos cada (*)
- Pelotas (2008 e 2019)
- São José (2017 e 2024)
- Novo Hamburgo (2005 e 2013)
- Lajeadense (2014 e 2015)
- Internacional (2009 e 2010)
- Juventude (2011 e 2012)
- São Luiz (2022 e 2023)
* Desde 2004.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
1ª rodada
Quarta-feira (17)
15h | São Gabriel x Esportivo
20h30min | Brasil x Gaúcho
Sábado (20)
15h30min | Aimoré x Pelotas
Folga: Internacional e Juventude