Em comemoração aos seus 107 anos, o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove uma semana de recitais e eventos especiais, marcando também o avanço do restauro do prédio histórico. As festividades, abertas ao público, começam nesta terça-feira (16), com apresentações de grupos musicais Iluminura e Camerata e de professores da instituição, a partir das 19h30min.
O destaque das celebrações é a conclusão da terceira e última fase do restauro do prédio, que inclui pintura externa do casarão. “Quando saímos do Conservatório e olhamos para o prédio e vemos ele sendo pintado, agora como merece, realmente é uma alegria muito grande. A gente agradece também a empresa Santa Fé, que é a responsável pelos projetos”, fala a diretora do Conservatório, professora Magali Richter. A expectativa é que esta fase do restauro, iniciado em 2023, seja finalizada entre o final de outubro e o início de novembro.
Nova secretaria e acessibilidade
Como parte das melhorias, o Conservatório também inaugura a nova secretaria na quinta-feira (18), às 18h30min. O projeto, liderado pela arquiteta Daniela Vieira da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), foi desenvolvido para integrar a secretaria com a portaria, otimizando a logística de todas as atividades. O novo espaço é ainda uma homenagem à funcionária Eliane Brum, que há mais de 30 anos dedica sua vida à instituição. “A Eliane merecia um espaço melhor para trabalhar, por todo o cuidado e amor que ela sempre demonstrou”, destacou a diretora.
Além disso, a acessibilidade foi um ponto crucial das obras. Com a instalação de um elevador e a adaptação de um banheiro no andar superior, o Conservatório agora está preparado para receber com mais conforto e segurança pessoas com necessidades especiais, permitindo que todos possam prestigiar os eventos.
A diretora Magali Richter também reforçou o papel do Conservatório como centro de ensino e cultura. Além de acolher muitas das aulas do bacharelado em Música, a instituição oferece grupos gratuitos à comunidade, como o Coral Feminino Adulto, o Coral Infanto-Juvenil e um grupo de percussão.
A Associação dos Amigos do Conservatório, uma entidade sem fins lucrativos, é responsável pelos cursos básicos de canto, violão, violino, piano, entre outros, ministrados por ex-alunos e profissionais da área. “E também eventualmente até alguma pessoa da comunidade que seja convidada para dar aula alí”, comenta a professora. Com a reintegração da parte inferior do prédio à estrutura do Conservatório, todos os espaços disponíveis foram transformados em salas de aula e locais de ensaio, consolidando a entidade como um polo de atividades musicais para toda a comunidade.
Convidados especiais
As comemorações incluem um recital com artistas de fora de Pelotas. Na quarta-feira, a atração será a cantora Carla Domingues, natural de Canguçu e doutora em Música. Egressa do bacharelado em Canto da UFPel, a soprano, que já se apresentou em importantes teatros no Brasil e no exterior, interpretará peças consagradas da ópera, compostas por autores como Giuseppe Verdi e Vincenzo Bellini entre outros. O recital terá a participação especial do tenor João Ferreira Filho.
Ao lado dos intérpretes estará o pianista Patrick Menuzzi, bacharel e mestre em piano, conhecido por seu trabalho como pesquisador e correpetidor da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O pianista também é formado pela UFPel.
Em 2018, recebeu o troféu Milton de Lemos, pela participação ativa no cenário musical em Pelotas. Atualmente é maestro collaboratore na Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors).