Morre aos 86 anos o ex-prefeito de Canguçu, Gilberto Moreira Mussi

Luto

Morre aos 86 anos o ex-prefeito de Canguçu, Gilberto Moreira Mussi

Além da Prefeitura de Canguçu, destacou-se como deputado estadual e secretário de Estado

Por

Morre aos 86 anos o ex-prefeito de Canguçu, Gilberto Moreira Mussi

Faleceu neste sábado (13), em Canguçu, o ex-prefeito Gilberto Moreira Mussi, aos 86 anos. Natural de Pelotas, nascido em 14 de novembro de 1938, ele construiu trajetória de destaque como contador, professor, político e maçom. A morte foi confirmada pela Associação Canguçuense de História (ACANDHIS).

O velório ocorre na Loja Maçônica José Bonifácio nº 55, localizada na Rua Genes Bento, nº 112, no Centro de Canguçu. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Municipal.

Trajetória

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas em 1974, Mussi iniciou sua vida profissional no Escritório Mussi, fundado pelo pai, João Mussi. Trabalhou ainda na Coletoria Federal e no Frigorífico Anglo S/A, até assumir, em 1959, a responsabilidade pelo escritório da família. Em 1962, após concurso público, passou a atuar como Escrivão Eleitoral, Civil, Crime e Judicial, funções que exerceu até a aposentadoria, em 1992. Também lecionou matemática na Escola Nossa Senhora Aparecida e foi professor de matemática e contabilidade na Escola Técnica de Comércio José Bonifácio, em Canguçu.

Na política, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi eleito prefeito de Canguçu em 1976, assumindo o cargo em janeiro de 1977. Deixou a Prefeitura em 1982 para concorrer a deputado estadual, conquistando a suplência. Em 1984, com o falecimento do deputado Dorival de Oliveira, assumiu mandato na Assembleia Legislativa, sendo eleito dois anos depois. Atuou como líder do governo Pedro Simon e exerceu cargos de destaque no Executivo estadual, entre eles Secretário Extraordinário da Casa Civil, Secretário de Obras Públicas, Saneamento e Habitação e diretor-geral da mesma pasta. Também presidiu o Conselho de Administração da COHAB em liquidação e, entre 1996 e 1998, desempenhou funções como Secretário Substituto da Casa Civil.

Fora da política, Mussi teve intensa atuação na maçonaria. Ingressou em 1965 na Loja José Bonifácio nº 55, em Canguçu, onde foi Venerável Mestre em duas oportunidades. Em 1979, recebeu o 33º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, título de Grande Inspetor da Ordem. Foi um dos fundadores da Excelsa Loja Perfeição Eugênio Iserhard, em Santa Cruz do Sul, e chegou a representar a Grande Loja de Porto Rico no Rio Grande do Sul.

Nos últimos anos, viveu entre Canguçu e Santa Cruz do Sul, onde também atuou em atividades privadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais