Anunciado como reforço do Xavante na última sexta-feira, o volante Murilo Cavalcante foi apresentado na tarde desta quarta-feira (10), no Bento Freitas. Aos 26 anos, o jogador terá sua segunda experiência no futebol gaúcho.
“Foi uma chegada muito boa, um grupo muito bom. Os novos contratados foram bem recebidos. O nosso ambiente de trabalho está ótimo, alegre e feliz”, destacou o atleta em entrevista coletiva.
Pelo Guarany de Bagé, Murilo disputou 22 partidas entre Gauchão, Copa do Brasil e Série D. Ao todo, marcou dois gols, foi titular em 18 oportunidades e enfrentou o Brasil em três confrontos apenas neste ano. O volante também lembrou de quando atuou na Baixada pelo Barra, na Série D do ano passado, quando o Rubro-Negro venceu por 1 a 0.
Esses confrontos diante do Brasil despertaram o interesse de Murilo em vestir a camisa xavante, principalmente após ver a força da torcida. “Um dos motivos para eu vir para o Brasil foi a torcida apaixonada. […] É sempre difícil jogar aqui, a torcida apoia os 90 minutos. Com toda certeza é o nosso 12º jogador, e isso é muito importante”, afirmou.
Características e desempenho no ano
Murilo também falou sobre suas características em campo, a forma como prefere atuar e fez uma avaliação do seu desempenho pelo Guarany, seu último clube antes de acertar com o Xavante.
“Eu sou um cara que gosta de ter a bola nos pés, tenho muita vontade, entrega… isso o torcedor do Brasil pode esperar. Creio que minha temporada foi muito boa, mesmo não conseguindo a classificação na Série D. Individualmente, tive um bom desempenho, fiz gols e dei assistências”, disse.
Em Bagé, Murilo vinha atuando como segundo volante ao lado de Igor Silva, mas ressaltou que pode exercer outras funções — característica valorizada por Emerson Cris.
“Ao longo da minha carreira joguei em várias posições. Isso é uma qualidade que tenho. Atuei como lateral-esquerdo, ponta, meia, primeiro e segundo volante. Mas gosto de jogar mais de frente, com a bola no pé, porque tenho um bom passe. É onde me sinto melhor.”
Treinando com o elenco desde a semana passada, o volante comentou também sobre o início do trabalho com o técnico Emerson Cris. “O Emerson conversa bastante comigo, explica o jeito que gosta de jogar e, aos poucos, vamos nos encaixando no modelo de jogo dele. Temos tudo para dar certo e fazer uma excelente Copinha,” complementou.
Projeção da Copinha
Disputando pela primeira vez a Copinha, Murilo não aponta favoritos e acredita que não haverá grandes disparidades entre as oito equipes da competição. “Sempre são jogos muito truncados, e creio que não tem um time que possa ser considerado o ‘pato feio’ da competição. Todos os jogos serão disputados, e precisamos estar preparados para cada um deles”, ressaltou.
Currículo
Além do Guarany, Murilo passou pelas bases de Primavera (SP), Joinville (SC) e São Bernardo (SP). Como profissional, já defendeu o próprio São Bernardo, além de Goiatuba (GO), Inter de Limeira (SP), Oeste (SP), Grêmio Prudente (SP), Barra (SC) e Atlético Piauiense.
Possível mudança de horário
A FGF confirmou a estreia do Brasil para as 20h30min da próxima quarta-feira (17) diante do Gaúcho, no Bento Freitas.