ABF treina em Pelotas para se adaptar à quadra maior antes de enfrentar o Riograndense

Futsal

ABF treina em Pelotas para se adaptar à quadra maior antes de enfrentar o Riograndense

Time de São Lourenço do Sul se prepara de olho no jogo de sábado (13), pelas oitavas de final da Série Ouro

Por

Atualizado quarta-feira,
10 de Setembro de 2025 às 10:45

ABF treina em Pelotas para se adaptar à quadra maior antes de enfrentar o Riograndense
Elenco vem usando o ginásio do Sesi, em Pelotas, de medida igual à quadra da arena Farydo Salomão (Foto: Guilherme Krüger - ABF)

De olho no jogo de ida das oitavas de final da Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), contra o Riograndense, às 20h do próximo sábado (13), a Associação Brasil Futsal (ABF) busca adaptação à quadra maior em que precisará atuar – a da arena Farydo Salomão, em Rio Grande. A equipe lourenciana vem usando em alguns dias a estrutura do ginásio do Sesi, em Pelotas, para treinamentos.

“A gente já coloca isso em pauta no início do ano, a perspectiva de treinar em quadra grande quando houver jogos contra equipes de quadra maior, diferente da nossa de São Lourenço. Está no planejamento anual. É um deslocamento diferente, porque a maioria dos atletas é de São Lourenço. Poucos moram em Pelotas, alguns em Rio Grande”, ressalta o goleiro e dirigente da ABF, Jean Pierre, à Rádio Pelotense 99,5 FM.

Enquanto a quadra do ginásio do Esporte Clube São Lourenço mede 35,20 x 18,75 metros, a do Farydo Salomão tem 40 x 20 metros. O treinador do Rubro-Negro, o argentino Leandro ‘Lelo’ Ugalde, considera positivo atuar em espaço maior. “Vai ser um jogo melhor na quadra deles do que na nossa quadra, pela forma que os atletas da ABF estão treinando. Vamos assistir a um jogo mais lúcido na quadra de Rio Grande, por ter mais espaço”, afirma.

Idioma espanhol ganha força

Para os mata-matas da Série Ouro, o time lourenciano ganhou na semana passada o reforço do pivô chileno Carlo Cerda, ex-Universidad de Chile. O jogador é o terceiro profissional estrangeiro da ABF, além de Ugalde e do uruguaio Mincho. “Vai fazer com que eu tenha um diálogo mais fluido com eles dentro da quadra”, diz o treinador.

Com o espanhol ganhando espaço em São Lourenço do Sul, a ABF ainda teve um reforço brasileiro – o ala Nikolas ‘Neni’. Enquanto os novatos se adaptam, Ugalde trabalha a equipe para os duelos regionais das oitavas de final. “Vai ser um jogo muito brigado, muito mental”, projeta o comandante.

Para o goleiro Jean Pierre, as contratações simbolizam um processo de desenvolvimento da ABF. “O nível [da Série Ouro] aumentou bastante [nos últimos anos], mas a gente também aumentou o nosso nível. Não chegamos ainda às grandes equipes, mas a cada ano que passa a gente está chegando cada vez mais, buscando novos caminhos”.

Série Ouro Masculina

Oitavas de final
Jogos de ida

Sábado (13)
20h | Riograndense x ABF
ATF/Otimiza x Sercesa
Jaguarão x ACBF
São José x Russo Preto
Figueira x Atlântico
UFSM x AFA
AVF x ANPF/Lyon

27 de setembro
20h | Independente x Ser Santiago

Acompanhe
nossas
redes sociais