A música pampeana em destaque no recital do Latino-América Duo

Evento

A música pampeana em destaque no recital do Latino-América Duo

Apresentação ocorre na noite desta quarta-feira (10), no Conservatório de Música da UFPel

Por

A música pampeana em destaque no recital do Latino-América Duo
Na quinta-feira (11), a dupla de violonistas fará concerto didático no IFSul (Foto: Hiago Peralta)

O Latino-América Duo se integra às comemorações dos 107 anos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, realizando na noite de hoje um recital gratuito. Formado pelos músicos Alexandre Simon e José Daniel, o duo está em turnê por dez cidades do Estado, levando os Concertos Didáticos no Pampa a comunidades escolares. A apresentação acontece no Salão Milton de Lemos, às 19h30min. Para melhor controle dos organizadores, os ingressos gratuitos estão disponíveis na plataforma Sympla, ou clicando aqui.

A vinda do Duo a Pelotas, em princípio, seria exclusivamente para um recital voltado aos alunos do IFSul Pelotas, às 10h15min, na quinta-feira (11). “Em Pelotas, resolvemos fazer uma sessão extra, e colocar mais um concerto na agenda, porque o público alvo do projeto são os estudantes do ensino médio”, explica José Daniel.

Apesar de ser uma sessão fora do programa original, o recital de hoje será aberto ao público de Pelotas, no Conservatório de Música — espaço emblemático para os músicos que estudaram ali. “Vai ser um concerto didático, igual ao dos alunos. Nós vamos tocar o repertório, explicando as músicas e passando alguns vídeos. É muito simbólico estarmos neste lugar, que é o Conservatório de Música de Pelotas”, destaca José Daniel. Os músicos se graduaram pela UFPel, e o próprio Latino-América Duo nasceu em Pelotas.

Estímulo à música

Voltado para alunos de escolas públicas do Pampa gaúcho, o projeto Concertos Didáticos no Pampa, da dupla de violonistas, busca estimular o amor pela música. Além de Pelotas, os professores e músicos passam por Alegrete, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Dom Pedrito, Bagé, Santa Maria, Santana do Livramento, Jaguarão e Rio Grande. Nas escolas, os violonistas apresentam um repertório variado, com obras originais ou adaptadas para dois violões.

Os concertos são no formato didático. Nos encontros, os instrumentistas falam sobre as características musicais das obras, os gêneros envolvidos e os compositores, incluindo um panorama do alcance e do protagonismo do violão na música brasileira e latino-americana.

Além da apresentação ao vivo em todas as cidades contempladas, os Concertos Didáticos no Pampa contam ainda com material didático digital criado pelos artistas e professores da proposta, além de registro audiovisual — o que permitirá que profissionais de todas as escolas interessadas reproduzam com os alunos as ações do projeto.

No Instagram

Todos os materiais e datas do projeto são divulgados pelo Instagram @concertosnopampa. O projeto conta com financiamento do Pró-Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Acompanhe
nossas
redes sociais