A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul será a primeira instituição do Brasil a implantar o Agora Tem Especialistas Tipo 2, programa do governo federal que busca reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). O contrato será assinado no dia 19 de setembro pelo prefeito Zelmute Marten (PT) e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Porto Alegre. A previsão é de que o programa já comece a funcionar no dia seguinte. O hospital e o prefeito não adiantaram a previsão de atendimentos a serem realizados.
Na modalidade Tipo 2, a rede privada e filantrópica é utilizada para atender pacientes do SUS. Hospitais e clínicas privadas são credenciados para realizar consultas, exames e cirurgias, enquanto quitam dívidas com a União. O objetivo é diminuir a fila de cirurgias e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
De acordo com o gestor presidente Aristides Feistler, que administra a Santa Casa, os recursos do programa vão cobrir despesas com materiais, medicamentos e profissionais, pagos pelo governo federal por meio do GHC. O financiamento será adicional ao teto já estabelecido, sem custos para o município. O atendimento seguirá com médicos lourencianos, podendo contar com suporte técnico de profissionais de Pelotas.
Os pagamentos serão feitos por procedimento, nas especialidades já disponíveis no corpo clínico: Cirurgia Geral, Ginecologia, Urologia e Cirurgia Vascular. A pactuação prevê a realização de procedimentos até 31 de dezembro deste ano. Apesar disso, o programa não tem prazo de encerramento e deve desenvolver a programação de 2026 ainda neste ano, conforme a demanda registrada nos sistemas de regulação.
Parceria com o HUSFP
Paralelamente, a Santa Casa articula a ampliação do programa de residência médica em parceria com o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Hoje, a instituição já oferece residência em Psiquiatria, e a intenção é incluir também as áreas de Cirurgia e Obstetrícia.
O modelo seguirá o mesmo da residência existente, com preceptores responsáveis por acompanhar residentes e alunos em cada especialidade. O processo ainda está em fase de desenvolvimento entre a Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde e a UCPel.
Regularização dos salários
A nova gestão da Santa Casa, empossada no final de julho, também trabalha na regularização da folha salarial. Segundo a administração, foram encontrados atrasos desde outubro de 2024. A quitação da folha de outubro ocorreu três dias após a posse, permitindo o restabelecimento dos serviços de obstetrícia e pediatria. Na semana seguinte, urgência e emergência também voltaram a funcionar.
No dia 5 de setembro, foram pagos os salários de agosto dos médicos e funcionários. “Estamos trabalhando em afinidade com as Secretarias de Saúde Municipal, Estadual e com o Ministério da Saúde, buscando equilíbrio econômico e financeiro”, diz Feistler.