Pelotas recebe o 2º maior seminário sobre autismo da região Sul do país

Saúde

Pelotas recebe o 2º maior seminário sobre autismo da região Sul do país

Evento reúne especialistas para debater inclusão do autismo em áreas como educação, saúde e família

Por

Atualizado sábado,
06 de Setembro de 2025 às 09:04

Pelotas recebe o 2º maior seminário sobre autismo da região Sul do país
(Foto: Divulgação)

Nos dias 13 e 14 de setembro, Pelotas será palco do Seminário Inclusão em Foco no TEA, considerado o segundo maior evento sobre autismo da região Sul do Brasil. A expectativa é reunir cerca de mil participantes na sede campestre do Centro Português 1º de Dezembro.

O encontro traz a curadoria técnica do médico Carlos Gadia, referência internacional no estudo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atua em Miami. No total, serão 20 palestrantes nacionais e quatro internacionais, abordando a inclusão do autismo em diferentes áreas da sociedade, desde a educação até a saúde.

Entre os destaques desta edição do evento, estão o professor Lucelmo Lacerda, um dos responsáveis pelo Parecer n° 50 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece diretrizes para escolas na inclusão de alunos com deficiência. Também estará presente Meca Andrade, Psicóloga-Analista do Comportamento e referência nacional em estratégias para lidar com crises em pessoas autistas.

Além das conferências para profissionais da saúde e educação, o evento também é voltado para todos os públicos, contando com atividades voltadas para famílias e cuidadores.

Como participar?

Atualmente, restam em torno de 150 vagas disponíveis, com ingressos individuais no valor de R$ 300. Segundo a organização, 80% dos inscritos são de fora de Pelotas.

As inscrições podem ser feitas pelo Sympla, e mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do evento: @inclusaoemfocotea.

A iniciativa é organizada por Nathália Trentin, mãe de um menino autista, Henrique, de 9 anos, e pela artista plástica Graziella Gadia, que vive na Flórida. A motivação surgiu após dificuldades enfrentadas pela família em buscar informações e formações sobre o tema. Em 2021, um episódio grave de bullying envolvendo Henrique resultou em uma campanha antibullying que ganhou repercussão internacional e inspirou a criação do seminário.

Acompanhe
nossas
redes sociais