Empresas de Pelotas e região marcam presença na 48ª Expointer

Evento

Empresas de Pelotas e região marcam presença na 48ª Expointer

De agroindústrias a concessionárias, empreendimentos da Zona Sul aproveitam a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina para impulsionar negócios

Por

Empresas de Pelotas e região marcam presença na 48ª Expointer
(Foto: Gabriel Leão)

Em edição especial transmitida direto do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o Jornal da Tarde da Rádio Pelotense apresentou entrevistas com empresas de Pelotas e da região Sul que participam da 48ª Expointer. A presença na maior feira agropecuária da América Latina busca impulsionar negócios e vendas, além de levar o nome da Zona Sul para todo o país por meio dos milhares de visitantes diários.

Um dos pontos mais visitados da Expointer, no pavilhão da Agricultura Familiar, conta com pelo menos uma dezena de estandes de agroindústrias de Pelotas e cidades do entorno, que levam produtos típicos e a tradição da região Sul. Um desses empreendimentos é o Doces Vô Jordão. Formalizada há cerca de um ano, a agroindústria produz doces de frutas e é responsável por manter viva a tradicional passa de pêssego, iguaria que estava em processo de desaparecer devido à complexidade da receita.

Após a estreia na Fenadoce neste ano, a agroindústria participa da Expointer pela primeira vez com a proposta de divulgar o doce para diferentes públicos, sobretudo os jovens, afirma a responsável, Cibele Costa. “A gente quer expandir para outros públicos, principalmente para os mais jovens, que hoje preferem mais sorvetes e chocolates. Não adianta seguir a tradição e fazer o doce se não tem quem o consuma”.

Para a doceira, a tradição dos doces de Pelotas, inclusive os cristalizados, facilita a aceitação entre os visitantes da Expointer e tem gerado vendas acima do esperado para a agroindústria. “Estamos surpresos com a visibilidade e com a aceitação do público. Está alcançando a expectativa que tínhamos e superando as vendas. As pessoas passam e dizem: ‘É de Pelotas, eu nem preciso provar porque sei que é bom’”.

Ampliação de negócios

Também levando o nome de Pelotas para Esteio por meio dos doces está a doçaria Anette Ruas. Segundo o representante do empreendimento, William Damasceno, a Anette Ruas participa da Expointer há duas décadas e, além do bom desempenho nas vendas, aproveita a feira para ampliar os mercados da doçaria. “A Expointer nos trouxe uma das principais redes que atendemos hoje, que é o Imec de Lajeado; ela sempre abre portas para novos clientes”.

Damasceno destaca ainda que, na primeira semana de feira, mesmo com os dias de chuva, o grande número de visitantes e a comercialização de doces finos têm sido constantes. “A procura pelos doces de Pelotas é muito grande; as vendas estão bem positivas, superiores ao ano passado”, ressalta.

Crescimento das agroindústrias

O sucesso de público do pavilhão da Agricultura Familiar nas grandes feiras, seja na Expointer ou na Fenadoce, demonstra o potencial que os pequenos negócios rurais têm no Rio Grande do Sul. O auditor externo de produtos agrícolas Telmo Lena reforça que, da mesma forma, o setor das agroindústrias é um dos que mais crescem na Zona Sul.

“Todas essas agroindústrias da região que estão na Expointer são consideradas as melhores do Estado, e todas foram atendidas de alguma forma por um programa de extensão”, diz sobre o trabalho da Emater e das universidades de Pelotas. Lena está na Expointer, pois hoje será apresentado um projeto de extensão da UFPel voltado para auxiliar agroindústrias.

“Vão ser três projetos: um de agroindústrias, outro de estradas não pavimentadas, para a construção de vias mais eficientes nas colônias, e a adequação dos laboratórios da universidade para análises microbiológicas dos produtos das agroindústrias”, detalha.

O auditor ressalta ainda que a presença das agroindústrias da região Sul na Expointer demonstra a relevância dos negócios desses empreendimentos. “A Expointer pode mostrar para essas pequenas agroindústrias que elas têm um valor maior. Estar na Expointer é um prêmio”.

De agroindústria a concessionária

Com um amplo estande próprio, o grupo Nissul Gala é outro representante de Pelotas com forte presença na Expointer. De acordo com o gerente comercial, a concessionária leva à feira ofertas com condições de fábrica, o que impulsiona as vendas. “Geralmente vendemos muito aqui na feira; os clientes gostam de comemorar a compra no evento”, diz.

Na mesma linha, o gerente de marketing da concessionária, Maycon Bitencourt complementa: “O movimento aqui é impressionante. Muitos clientes procuram informações sobre os produtos, as condições e os negócios acontecendo. Todos os dias há um fluxo intenso de visitantes”.

Acompanhe
nossas
redes sociais