Adversário da dupla Bra-Pel, o Esportivo volta a disputar a Copa da FGF depois de 11 anos. Os treinamentos iniciaram no dia 19 de agosto com sete jogadores remanescentes da Divisão de Acesso: o goleiro Régis, o zagueiro Anderson Prestes, o volante Marcão, o meia Gui Vieira e os atacantes Guilherme Faria, Janderson e Joesley continuam na Montanha dos Vinhedos, assim como o técnico Márcio Nunes.
O treinador chegou ao clube durante a Série A-2 e não conseguiu evitar a desclassificação na primeira fase. A direção optou pela manutenção de Nunes com foco no início da montagem do grupo para 2026 já por meio da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Outro objetivo é dar espaço aos atletas das categorias de base.
O elenco do Tivo recebeu alguns reforços como o goleiro Mateus, o zagueiro Daniel, os volantes Barth, Fabiano Santiago e Ferreira e os atacantes, Dudu Dall’Agnol, Matheuzinho (ex-Brasil), Cassiano e Zanatta.
Márcio Nunes disse em entrevista ao Resenha Esportiva da Rádio Pelotense 99.5 FM que ainda busca um meia e um atacante de lado. Ele confirmou uma contratação vinda da Série C do Campeonato Brasileiro para o sistema defensivo. O restante do plantel será completado por atletas do sub-20.
“Eu cheguei durante a Divisão de Acesso no clube e agora a gente está dando continuidade ao trabalho, reformulando, pensando de uma maneira um pouco diferente, uma projeção já para uma sequência no ano que vem”, disse.
O comandante também destacou a força da Copa da FGF deste ano, principalmente pela presença de Brasil e Pelotas. “É uma das Copinhas mais fortes que vai se ter nos últimos anos. […] A confirmação da dupla Bra-Pel aumenta o nível da competição. Vai ser uma competição muito pesada”, afirma.
Preparação
A estreia do Esportivo será diante do São Gabriel, fora de casa. Durante a preparação, a equipe da Serra disputou recentemente um jogo-treino contra o sub-20 do próprio clube. Amanhã, o Tivo enfrentará o sub-20 do Grêmio e a expectativa é de outros testes contra a base do Juventude e o Guarani-VA, em pré-temporada para a Terceirona.
Márcio Nunes não garante a sua continuidade em 2026 apesar do convite da direção, porém se compromete em seguir o planejamento na Copinha. O treinador ressalta a tradição do Esportivo, que exige entrar na competição pensando em brigar pelo título.
“Dentro de uma reformulação a gente tem feito esse planejamento de jogar essa Copa e tentando trazer jogadores que deem essa continuidade para o ano que vem. […] Uma camisa pesada, um clube de história, de tradição, com 106 anos como é o Esportivo não pode entrar em qualquer competição brigando na parte de baixo da tabela”.
Confrontos contra a dupla Bra-Pel
O Esportivo enfrenta o Pelotas na Boca do Lobo na quinta rodada, enquanto recebe o Brasil na Montanha dos Vinhedos na última partida da primeira fase.
Agenda
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
1ª rodada
Quarta-feira (17)
15h | São Gabriel x Esportivo
19h | Brasil x Gaúcho
Aimoré x Pelotas
Folga: Juventude e Internacional