Uma área de baixa pressão, que formou-se na Argentina, forneceu as condições climáticas para a origem de uma frente fria que deverá trazer nebulosidade e pancadas de chuva ao Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (1º). O vento é predominante desde o domingo (31), com intensificação das rajadas nesta madrugada e manhã.
Em Rio Grande, a praticagem da Barra informou a impossibilidade das operações portuárias à 00h desta segunda, por conta dos ventos fortes. A Defesa Civil Estadual registrou rajadas superiores a 65 km/h na cidade. Em Pelotas, o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado mediu as maiores rajadas na cidade, por volta das 7h, de 46 km/h.
O início de setembro deverá ser de céu predominantemente nublado em toda a Zona Sul e Campanha, com possibilidade de chuva em pontos isolados ao final desta segunda-feira. As maiores precipitações são esperadas para a terça e a quarta-feira, com a instabilidade persistindo até a quinta na região.
As temperaturas ficam altas, chegando à máxima de 23ºC neste primeiro dia do novo mês, com a sensação térmica um pouco mais abaixo por conta dos fortes ventos e da umidade relativa do ar. Para os próximos dias, os termômetros devem marcar entre 17ºC e 20ºC na Zona Sul.