Realizada paralelamente à 50ª Feira do Livro da Furg, acontece nos dias 1º e 2 de setembro a exposição Seja Furg, que reúne os cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande e promete envolver os visitantes com oficinas, jogos e mostras interativas. A atividade será realizada no prédio 3 do Campus Carreiros, nos turnos da manhã, tarde e noite, e deve receber cerca de 1,6 mil estudantes do Ensino Médio de Rio Grande e de municípios vizinhos, como São José do Norte e Pelotas.
Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o evento mobiliza 13 unidades acadêmicas e diferentes setores administrativos da instituição. O Seja Furg é uma versão repaginada da tradicional Semana Aberta, criada em 1996, e tem como objetivo aproximar a comunidade da universidade, estimulando a integração e a troca de saberes.
“É nossa atividade de portas aberta à comunidade, em que trazemos as escolas e demais interessados para conhecer nossos cursos. Organizamos salas por instituto e dentro das salas apresentamos algumas atividades, conversamos sobre os cursos e tiramos dúvidas. O evento acontece todo ano, mas é a primeira vez que ele ocorre junto com a feira do livro”, explica a professora doutora Yana Martinez, do Instituto de Letras e Artes (ILA), responsável pela organização das atividades do instituto
Orientação
Segundo a professora Yana, o evento é voltado especialmente a jovens que se preparam para ingressar no Ensino Superior. “É muito importante para aproximar a comunidade da universidade e mostrar que esse é um espaço que pode ser frequentado por todos. Muitas vezes, os estudantes não recebem orientação profissional nas escolas e acabam inseguros sobre qual curso escolher. O Seja Furg ajuda a esclarecer essas dúvidas e apresenta a variedade de formações que temos aqui, todas bem avaliadas pelo MEC”, afirmou.
Cada instituto da Furg terá uma programação própria durante os dois dias de evento. No caso do ILA, as atividades acontecerão na sala 3202, com apresentações dos cursos, atendimentos feitos por bolsistas de núcleos de pesquisa e estudo, além de oficinas, jogos, quizzes, pequenas competições e uma obra de arte interativa. Um vídeo institucional também será exibido para apresentar a área.
Com essa dinâmica, a universidade pretende mostrar seu papel como espaço de formação, ciência e cultura, ao mesmo tempo em que orienta os futuros candidatos e candidatas ao ingresso na graduação.”Outra questão importante que as pessoas descobrem quando vem ao evento é como podem solicitar auxílios de alimentação, moradia, bolsas. Porque às vezes acham que não conseguiriam fazer o curso por questões financeiras, mesmo a universidade sendo pública”, completa a professora Yana.