A sexta-feira (29) começou com céu nublado e nevoeiro intenso em todo o Centro-Sul, Campanha, Sul, Costa Doce e Extremo Sul gaúcho. O nevoeiro esteve acompanhado de neblina durante o amanhecer, aliado a temperaturas na casa dos 16ºC em toda a região.
A tendência é que o dia seja de céu parcialmente nublado, com pouca abertura de sol, e chance de eventuais chuviscos no Sul, Costa Doce e áreas do Litoral, devido à circulação de ventos úmidos vindos do oceano. Os ventos atuam no Rio Grande do Sul com rajadas entre 40 e 50 km/h especialmente na faixa Leste
Ponto de orvalho
Os nevoeiros são mais comuns em dias de temperaturas baixas, umidade relativa do ar alta e ventos fracos a inexistentes. No entanto, o que prevalece é o ponto de orvalho, que é a temperatura em que o vapor da água condensa, forma gotículas que ficam suspensas no ar e forma as extensas faixas de nevoeiro.
A umidade relativa do ar alta, aliada à influência dos ventos úmidos vindos do mar, fizeram com que a cerração fosse acompanhada de uma forte neblina que, em Pelotas, resultou em um acumulado de chuva de 2,2 mm, identificado pelo Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado.
No início da sexta-feira, Pelotas registrava 16ºC, temperatura muito próxima do ponto de orvalho estimado.