“A gente pode dizer que os frutos da nossa região são mais saborosos”

ABRE ASPAS

“A gente pode dizer que os frutos da nossa região são mais saborosos”

Ivan dos Santos Pereira - Engenheiro agrônomo e técnico da Emater

Por

Atualizado sexta-feira,
29 de Agosto de 2025 às 08:45

“A gente pode dizer que os frutos da nossa região são mais saborosos”
Técnico da Emater fala sobre a produção de Turuçu (Foto: Gabriel Leão)

A poucas semanas da safra do morango na região Sul, as cidades produtoras já estão com seus calendários de eventos dedicados a comercialização da fruta definidos. Um desses municípios é Turuçu. Conhecida como a terra da pimenta e do morango, a cidade realiza a 10ª edição da festa dedicada a essas duas culturas nos dias 25 e 26 de outubro. Acompanhando de perto a organização e um dos responsáveis por prestar auxílio aos produtores, o técnico da Emater Ivan dos Santos falou sobre a importância da fruta para Turuçu.

Como a fruta é tratada em Turuçu?

O morango a gente vê como uma cultura estratégica para a agricultura familiar da região porque geralmente são propriedades muito diversificadas, elas apresentam uma sustentabilidade maior, junto com o morango produz milho, soja, tabaco.

E o morango tem um valor agregado importante, todo mundo gosta de morango, então sempre tem demanda, e ao longo dos anos, e especialmente em Turuçu, os agricultores se organizaram e formaram uma Associação dos Produtores de Morango.

E eles têm um apoio muito forte da prefeitura, tem um programa municipal, o pró-morango que incentiva a produção. Ele subsidia 30% das mudas, se o agricultor quer comprar 1,5 mil mudas, ele só vai pagar 1 mil. Isso porque se observa um papel importante tanto social e econômico, até ambiental.

Como é o cultivo na região?

Hoje em dia o sistema de produção de morango usa menos agrotóxico, quase 100% da produção é coberta e as condições climáticas da região favorecem a qualidade e o teor de açúcar da fruta. A gente pode dizer que os frutos da nossa região são mais saborosos por causa disso.

Com todo esse contexto, os produtores perceberam que é uma cultura rentável e que traz essa questão da sustentabilidade para dentro das propriedades. Inclusive favorece a fixação dos jovens no campo.

São quantos produtores em Turuçu?

Na associação são cerca de 50 produtores, mas sabemos que no município são em torno de cem famílias. Na festa do morango e da pimenta vão participar em torno de 35 famílias na comercialização direta ao consumidor. Já estamos organizando a festa para os dias 25 e 26 de outubro. Além dos produtos da agricultura familiar, vamos contar com diversos shows.

Como é a venda da fruta?

A maior parte da venda é in natura, é vendida para supermercados, mas um bom percentual também é para a industrialização, para a fabricação de geleias, sucos, iogurtes e outros produtos.

Nós temos os produtos também na Casa da Pimenta, a maioria dos produtos das agroindústrias estão expostas ali para a comercialização. Então eu faço o convite que quando passarem na BR-116, deem uma passadinha na Casa da Pimenta porque são muito bacanas os produtos que têm ali, todos os produtos artesanais. E vamos ter agroindústrias nos representando lá no pavilhão da Expointer.

Acompanhe
nossas
redes sociais