Agroindústrias de Pelotas, Rio Grande, Pedras Altas, Turuçu, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar foram selecionadas para participar do pavilhão da Agroindústria Familiar na 48ª edição da Expointer. Dentre os produtos da região, terão espaço a Jeropiga da Ilha e os doces cristalizados, com destaque para as passas pêssego, que serão comercializadas pela primeira vez na feira.
Rio Grande vai estar presente no evento com a Jeropiga da Ilha, com a agroindústria Tradição da Ilha; um dos produtos mais representativos da nossa região. Pelotas levará os doces cristalizados com agroindústria Crochemore, já com grande aceitação pelo público que visita o evento.

Passas de pêssego estarão pela primeira vez no evento (Foto: Divulgação)
Pela primeira vez estará presente na Expointer as passas de pêssego Vô Jordão. “Essa deverá ser uma das novidades levadas pelas nossas agroindústrias, assim como agroindústria La Beca, em Pelotas, produz derivados de leite de ovelha”, informa o assistente técnico regional da Emater-Ascar Escritório Regional, Renato Cougo dos Santos.
Também deverá obter destaque a agroindústria de embutidos Triunfo, com uma linguiça defumada de carne de cordeiro. “A linguiça fez muito sucesso na Fenadoce e acreditamos que deverá ser bem aceita também na Expointer”, avalia Santos. A agroindústria Crochemore, além dos doces cristalizados, levará laticínios e pães. A agroindústria Casa Amarela levará queijos, doce de leite e rapaduras.
Representando Morro Redondo, a Agroindústria João de Barro vai levar doce de leite e doces de frutas, a Bem-me-quer, de laticínios; e o artesanato Espaço Ecoar, com os kokedamas, assim como o Cantinho das Plantas, e os embutidos Novack, com linguiças defumadas.
Já Turuçu estará presente com o Sabor da Pimenta, e os laticínios Terras Belas. Pedras Altas estará representada pelos laticínios Mãe Natureza e a agroindústria de panificados Bom Gosto. As agroindústrias de São Lourenço do Sul Flaps e Figueira do Prado levarão cucas. Santa Vitória do Palmar estará presente com do doce de leite Sul Leite.
Canguçu terá a agroindústria Vida na Terra com sucos de frutas nativas como araçá, pitanga, butiá; e a Destilaria Alto da Cruz, com o licor de quindim.
Volume de vendas expressivo
De acordo com o representante da Emater, o volume de vendas realizado durante a Expointer é muito expressivo. “Expositores costumam comentar que é o momento em que entra o décimo terceiro, por ser muito expressivo representa muitas vezes um mês inteiro de trabalho”, comenta.
A região sul vem aumentando a participação maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, com produtos diferentes e que não são feitos em outras regiões. “Acredito que nossa região estará bastante destacada, com produtos muito diferenciados”, comenta Santos.
Expectativa na participação
Cíntia Costa Alves da agroindústria Vô Jordão, levará pela primeira vez as passas de pêssego para Expointer. “Estamos com uma expectativa bem alta por ser nossa primeira participação de que iremos fazer uma boa comercialização de nossos produtos”, comentou.
Além das passas de pêssegos, a empreendedora levará passas de goiaba, marmelada branca. “São três produtos nossos que terão venda exclusiva npo evento. Mas também, vamos levar as frutas cristalizadas, geleias e origone”, informa.
Pavilhão da agricultura familiar
O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) contará com a participação de 456 empreendimentos, representando 196 municípios gaúchos, considerada a maior participação de expositores já registrada. Em 2024, o espaço obteve o maior volume de vendas de sua história, com cerca de R$ 11 milhões, o que representa um aumento aproximado de 25% em comparação ao ano anterior.
A Expointer ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.