Os universitários Vinícius da Costa Rodrigues e Carlos Henrique Vargas, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas, estão divulgando o 4º Concurso de Fotografia e Ilustração, promovido pelos acadêmicos deste curso em parceria com o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro, por meio de formulário do Google Forms, no site do Museu ou pelo @museucarlosritterufpel.
Em que semestre vocês estão e qual é o envolvimento de vocês com o concurso?
Vinícius Rodrigues: Bom, eu e o Carlos estamos no último semestre, a gente foi para o décimo, então estamos na finaleira do curso. O nosso envolvimento com o concurso já é desde 2022, desde a primeira edição, a gente fazia parte do Centro Acadêmico.
Era um projeto acadêmico?
Vinícius Rodrigues: Deu tão certo que está indo para a quarta edição e dentro do concurso a gente faz no final uma exposição das fotografias e das ilustrações que ganharam, a gente faz um evento de extensão na frente do museu e aí o pessoal gostou tanto que a gente continua.
Vocês atuam no museu de que forma?
Carlos Vargas: Participando desse evento, a gente não costuma trabalhar lá sempre, mas tem vários alunos do nosso curso que costumam fazer estágio por lá. Nós temos esse evento como parceria.
As obras vencedoras não ficam expostas lá? Como é que é o final do concurso?
Carlos Vargas: Todas as obras inscritas serão expostas lá, a gente expõe elas, junto a gente monta algum cenário conforme o tema que a gente escolheu para o concurso e aí lá tem uma urna para votação popular. Todos que visitam o museu são convidados a votar em três obras de cada uma das categorias: fotografia e ilustração. No final do tempo da exposição, aí sim a gente faz um evento pra fazer a premiação e também faz esse evento da extensão, que a gente convida o pessoal da biologia para expor seus trabalhos lá na rua.
Qual é o tema então desse ano?
Carlos Vargas: O tema deste ano é Biodiversidade Urbana. Escolhemos esse tema que tem sido bem falado atualmente. Vimos muitas coisas nas redes sociais sobre isso. É biodiversidade urbana qualquer coisa relacionada a biodiversidade, animal, planta, fungos, micro-organismos e tudo em torno deles, no ambiente urbano, tanto dentro da cidade quanto ao entorno dela, qualquer coisa relacionada é isso.