No dia 20 de setembro de 2025, Piratini viverá um momento histórico. Pela primeira vez na história recente, a cidade será oficialmente reconhecida como Capital Simbólica do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei nº 16.290, de 9 de maio de 2025.
Para os oito dias de festejos farroupilhas, a Prefeitura estima ultrapassar 60 mil visitantes no evento, que é destaque na região. Está prevista ainda a presença do governador Eduardo Leite, que instalará o governo estadual por um dia em Piratini.
A proposta de conceder o título partiu do vereador Jimmy Carter Porto Gonçalves, aprovada pela Câmara de Vereadores de Piratini e encaminhada ao Governo do Estado. Com a sanção, Piratini volta a ter seu protagonismo reconhecido desde a Revolução Farroupilha, quando foi berço da República Rio-Grandense em 6 de novembro de 1836.
“Piratini sempre vive a Semana Farroupilha com intensidade. Em 2025, será ainda mais especial, pois estaremos definitivamente no centro das atenções”, afirma o prefeito Márcio Menetti Porto, em entrevista ao programa Debate Regional da Rádio Pelotense. Para o chefe do Executivo, o título representa o reconhecimento do papel histórico da cidade.
A secretária de Cultura e Turismo, Ana Caroline Pereira Caetano, lembra que, já em maio, os espaços no Centro de Eventos Erni Pereira Alves estavam comercializados. “A rede hoteleira está quase toda ocupada, pois o evento atrai bastante público da região e a expectativa é ultrapassar o número do ano passado, que chegou a 60 mil pessoas”, destaca.
O Desfile Farroupilha acontecerá às 10h do dia 20. De acordo com a assessoria, a agenda do governador Leite ainda está sendo construída. “Quem deve desfilar a cavalo é a ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas”, adianta o prefeito Márcio Porto.
Programação oficial
A Semana Farroupilha de Piratini acontece de 13 a 20 de setembro, com atividades culturais, shows, rodeios, feiras, fortalecimento do comércio local e passeios turísticos. A abertura será no dia 13, com a chegada da Chama Crioula e apresentações musicais no Palco do Rio Grande, no Centro de Eventos.
Entre as atrações já confirmadas estão César Oliveira & Rogério Melo, Catherine Vergnes, Guto Gonzalez, Cristiano Quevedo, Tchê Barbaridade, Sandro Coelho, Leonel Gomez, além de diversos artistas locais e regionais.
Para a data especial, a Comissão Organizadora escolheu o tradicionalista José Delmar Meireles Pinheiro, com mais de 60 anos de dedicação ao movimento, como patrono da Semana Farroupilha 2025. Ele é reconhecido por sua atuação no CTG 20 de Setembro e na 21ª Região Tradicionalista. O homenageado desta edição será o piratiniense Carlos Leonel Lopes de Oliveira.
Preparativos
Na próxima sexta-feira, às 10h, na sede da Prefeitura, será realizado pregão presencial para autorização de uso de espaço público destinado à comercialização de alimentação durante a Semana Farroupilha.
O aquecimento para a festa será neste domingo, com a Domingueira Prenda e Peão Farroupilha, no Galpão de Rondas do CTG 20 de Setembro, a partir das 20h, com show-baile de Evolução Campeira.
Confira a programação
11 de setembro
17h – Chegada da Chama Crioula
12 de setembro
19h – Tertúlia Gaúcha do I.E.E. Ponche Verde, em alusão ao centenário da escola
13 de setembro
19h – Cerimônia de abertura oficial e chegada da Chama Crioula
20h – Gaudérios do Sul (Palco da Capital)
21h – Catherine Vergnes (Palco do Rio Grande)
22h30min – Guto Gonzalez (Palco do Rio Grande)
23h59min – Volmir Dutra & Grupo Criado em Galpão (Palco do Rio Grande)
14 de setembro
20h – César Oliveira & Rogério Melo (Palco do Rio Grande)
22h – Ricardo Bergha (Palco do Rio Grande)
22h – Rodeio dos Ventos (Palco da Capital)
15 de setembro
21h – Projeto Taureando (Palco do Rio Grande)
22h30min – Velton Bezerra (Palco da Capital)
23h – Tchê Barbaridade (Palco do Rio Grande)
16 de setembro
21h – Lisandro Amaral (Palco do Rio Grande)
22h – Grupo De A Cavalo (Palco da Capital)
23h – Tchê Guri (Palco do Rio Grande)
17 de setembro
20h – Quarteto Coração de Potro (Palco do Rio Grande)
22h – Alcione Sandi (Palco da Capital)
22h – Darlan Pereira (Palco do Rio Grande)
23h59min – Machado & Marcelo do Tchê (Palco do Rio Grande)
18 de setembro
20h – Jairo Lambari (Palco do Rio Grande)
22h – Igor Moraes (Palco da Capital)
22h – Raul Amaral (Palco do Rio Grande)
23h59 – Sandro Coelho (Palco do Rio Grande)
19 de setembro
19h – Thiago Reder (Palco da Capital)
20h – Capitão Faustino (Palco do Rio Grande)
22h – Cristiano Quevedo (Palco do Rio Grande)
22h – Grupo Quatro Cantos (Palco da Capital)
23h59min – Paulinho Mocelin (Palco do Rio Grande)
20 de setembro
10h – Desfile Tradicionalista
15h – Recepção oficial ao governador e autoridades
Apresentações musicais ao longo da tarde e noite, com encerramento às 21h30min, com show de Leonel Gomez.