A partir desta terça-feira (26), os atendimentos do Ambulatório Central da Faculdade de Medicina da UFPel (Famed) passam a ser realizados no prédio localizado na antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias, 114. O serviço foi transferido do local conhecido popularmente como “Paliteiro” para permitir o avanço das obras de construção dos Blocos 1 e 2 da sede própria do Hospital Escola da UFPel. Mesmo com a mudança, os atendimentos não sofrerão nenhuma alteração.
A reforma do prédio para sediar o Ambulatório iniciou em 2024 e foi finalizada em julho desde ano, com investimento de cerca de R$ 9 milhões, entre recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e de emendas parlamentares. O local conta com 28 consultórios, cinco salas de orientação, duas salas de cirurgias ambulatoriais, sala de aula, sala de imunização e preparo de pacientes, além da farmácia do Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAE) e do Centro de Aplicação e Monitoramento de Medicamentos Injetáveis (Cammi).

Prédio da Laneira foi reformado para abrir o ambulatório. (Foto: Jô Folha)
O Ambulatório Central atende mensalmente cerca de dois mil pacientes de Pelotas e da região Sul, em diversas especialidades. Com 30 anos de assistência prestada à comunidade, ele estava há 20 anos localizado na Avenida Almirante Guillobel, no prédio chamado de Paliteiro. O serviço de saúde também é referência para a formação de estudantes dos cursos da UFPel, principalmente de Medicina.
“O curso de Medicina tem uma imersão muito forte nos nossos ambulatórios da Famed, porque ali, além da graduação, tem as residências que se inserem nas atividades assistenciais”, afirma a diretora da Famed, Julieta Fripp. O novo prédio do Ambulatório tem capacidade para receber cerca de mil estudantes da área da saúde.
Os atendimentos
Conforme Julieta, a partir desta terça-feira (26) os atendimentos em todas as especialidades seguirão sendo realizados normalmente, assim como ocorriam no Paliteiro. Os pacientes acolhidos no Ambulatório Central são encaminhados por meio da regulação realizada pelas secretarias de Saúde dos municípios da região Sul. O horário de atendimento continua diariamente, das 7h às 19h.
Construção do HE-UFPel
O antigo prédio do Ambulatório Central da Famed será demolido para a construção dos Blocos 1 e 2 do Hospital Escola da UFPel. Com um investimento de R$ 274 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a previsão de conclusão da obra é em 2028.