A chuva que atinge a Zona Sul do Estado desde o começo da sexta-feira, 22, causa transtornos com alagamentos e transbordo de rios importantes da região. A Defesa Civil Regional informou que está atuando, junto com as defesas municipais e o Corpo de Bombeiros, no monitoramento da elevação do nível de corpos d’água. A tendência é de que a chuva pare na tarde deste sábado, 23, e que, ao longo da noite e madrugada os níveis normais possam ser retomados.
O caso mais alarmante, até o momento, é o de São Lourenço do Sul, onde o principal arroio transbordou no final da manhã e deixou 19 desabrigados e 22 pessoas desalojadas. Os que necessitam foram encaminhados para o abrigo montado na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.
Em Turuçu, as chuvas intensas causam alagamentos nas ruas próximas ao arroio Turuçu, mas nenhuma família precisou ser socorrida para abrigos. “A Coordenação de Proteção e Defesa Civil Municipal está fazendo o monitoramento da área e está com equipe de prontidão para possíveis casos de remoção de pessoas.
Ocorrências de sexta-feira
O boletim emitido pela Defesa Civil Regional também lista estragos causados pelo grande acumulado na região, ainda na sexta-feira. Em Pinheiro Machado, que registrou 115 mm de chuva em um único dia, uma ponte em estrada vicinal ficou submersa, impedindo o tráfego de veículos e pedestres.
Já em Jaguarão, as fortes chuvas resultaram no aumento do nível do rio Jaguarão. Não há informação de pessoas desabrigadas ou desalojadas no município.
Lagoa dos Patos
Rio Grande monitora a situação de cheia nos rios e arroios de cidades vizinhas, tendo em vista o deságue desses volumes na Lagoa dos Patos, em processo natural de encaminhamento para o Oceano. A Defesa Civil Municipal não identificou áreas que possam ser inundadas, mas segue o monitoramento.
Houve alagamentos pontuais no bairro Getúlio Vargas, no local onde ocorrem obras de pavimentação, e na região das Ilhas. Lonas foram entregues a uma residência que, segundo o morador, havia sofrido danos por uma queda de granizo em julho.
BR-101
A Prefeitura de São José do Norte, em parceria com a Defesa Civil, informou que, devido às fortes chuvas das últimas horas, a água avançou sobre a BR-101 no trecho entre Capão do Meio e Turpim. Motoristas devem redobrar a atenção ao passar pelo local pelo acumulado de água na pista.