A manhã de sexta-feira (22) foi de chuva intensa e persistente em toda a região Sul, Costa Doce e Campanha. De acordo com o levantamento da Defesa Civil Estadual, Pelotas havia registrado, até às 12h, 42.8 mm de chuva. Por volta das 15h, o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa apontava cerca de 80 mm. Com este cenário de grande volume de precipitações e baixo escoamento, diversos bairros enfrentam alagamentos.
Foram registrados acúmulos de água em vias como a Adolfo Fetter, rua Tiradentes e Comendador Rafael Mazza (rua das Traíras), além de alagamentos em bairros como Santa Terezinha, Lindóia e Centro.
O boletim da Defesa Civil Estadual também aponta que os maiores acumulados da Zona Sul, em 12h, foram em Pinheiro Machado, com 85.6 mm, Amaral Ferrador, com 62.4 mm, e Piratini, 61.6 mm.
Suspensão de atividades
O IFSul anunciou a suspensão das aulas durante a tarde e noite desta sexta-feira, tanto no campus Pelotas quanto no Cavg, por conta das condições climáticas. Em nota, é argumentado que a decisão foi tomada como medida de prevenção, priorizando a segurança e o bem-estar de todos.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, a partir das 17h desta sexta, devido às condições meteorológicas adversas.
No início da manhã, Piratini já havia anunciado a suspensão das aulas na zona rural pela falta de condições seguras para o transporte escolar.
Previsão do Tempo
Nesta sexta-feira, instabilidades associadas a uma área de baixa pressão e ao escoamento do ar quente e úmidos vindos do norte do país mantêm a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia, presença de trovoadas e rajadas de vento de intensidade moderada a forte em todo o Rio Grande do Sul, com possibilidades de queda de granizo em áreas isoladas na maioria das regiões. Essa condição se manterá durante o dia, principalmente na metade sul. A partir do final da tarde a chegada da frente fria manterá a instabilidade com severidade nas regiões Oeste, Campanha e Sul.