Em reivindicação a medidas mais robustas do governo federal de apoio à recuperação do setor agrícola, produtores rurais da Zona Sul realizarão tratoraços em rodovias de cidades como Arroio Grande, Pinheiro Machado, Cerrito e Piratini durante a terça-feira (6).
As manifestações fazem parte do Movimento SOS Agro, que tem mobilizado a categoria em todo o Estado. Com prejuízos em plantações e em infraestrutura, agricultores relatam que carecem de suporte financeiro para superar a crise e investir na próxima safra.
As principais demandas junto ao governo federal são a prorrogação das dívidas por 15 anos, com carência de três anos e juros de 3% ao ano, assim como acesso a crédito para reconstrução e reinvestimento. Reivindicações que não foram atendidas pela Medida Provisória 1.247/2024, que trata sobre a renegociação dos financiamentos.
Conforme a categoria, o setor produtivo atravessa uma crise advinda de quatros safras seguidas atingidas por eventos meteorológicos, três com estiagem e a deste ano com o grande volume de chuvas. Adversidades que gerou um grande acúmulo de dívidas.
Arroio Grande
Marcada para o início da manhã desta terça-feira no trevo de acesso à cidade, a manifestação em Arroio Grande também deverá ter a participação de produtores de Herval e de Jaguarão. Um dos organizadores do tratoraço, Juliano Rocha declara que na região, além da preocupação com as parcelas próximas do vencimento, há várias propriedades que ainda estão com as áreas de cultivo alagadas, impactando o plantio para a próxima safra.
O produtor de arroz e soja ressalta que o desemprego já é uma realidade que tem acometido o campo e que em breve as consequências da crise no setor irão impactar nas prateleiras dos supermercados.
Pinheiro Machado
No município, a manifestação está marcada para ocorrer no início da tarde com mobilização em frente ao posto pinheirense e deverá ter também a adesão de caminhoneiros.
Em nota divulgada pelo movimento SOS Agro, a mobilização orienta os produtores a iniciarem os tratoraços em suas regiões até quarta-feira (7). Já na quinta-feira (8) a convocação é para um grande ato em Porto Alegre.